Com trailer censurado, DayZ Standalone é lançado no Steam
Zumbis, execuções sumárias e suicídios: Aos 45 do segundo tempo, DayZ foi lançado no Steam com trailer censurado pela loja. Fique por dentro!
Pegue o máximo de mantimentos que puder, jogue a mochila nas costas e prepare-se: depois de um ano de atraso e uma série de reviravoltas, eis que finalmente DayZ é lançado “de surpresa” na plataforma digital da Valve.
O jogo, que começou como um mod do simulador militar Arma 2 e acabou ganhando vida própria, foi lançado em versão alpha através do Acesso Antecipado do Steam. Logo após ser liberado, seu trailer foi retirado da loja devido ao teor de algumas de suas cenas. Trata-se deste vídeo:
Entre as cenas polêmicas, estão as execuções de jogadores (algemados e desarmados) e o suicídio. Para quem não sabe, DayZ é um multiplayer de sobrevivência em um mapa gigantesco (Chernarus, um país pós-soviético fictício), que foi devastado por uma epidemia zumbi. O game não tem objetivos fixos, a não ser sobreviver. Cabe aos jogadores se manterem vivos – por bem ou por mal.
Pelo Twitter, Dean “Rocket” Hall, o criador do mod, criticou a retirada do vídeo:
“No último minuto, apesar de ter sido avisada do conteúdo do meu trailer de DayZ, a @steam_games tirou meu vídeo devido a censura.”
Quem já jogou DayZ sabe o quanto os outros jogadores podem ser uns cretinos: ser baleado pelas costas por um sobrevivente (jogador) aleatório que você acabou de ajudar faz parte do repertório de situações extremas proporcionadas pelo simulador de apocalipse zumbi.
Bem ou mal, este tipo de comportamento acaba dando ainda mais credibilidade à ambientação do jogo. Você encontra um sobrevivente. Ele está armado. Você não o conhece e tem muito a perder. O que você faz? Poupa sua vida, tenta negociar, se esconde, puxa o gatilho?
Há muita gente sacana que não está nem aí para este lado mais imersivo e encara o jogo como um “Call of Duty com mapa maior”, com certeza, mas muitos jogadores buscam DayZ para assumir de verdade o papel de alguém tentando sobreviver em um ambiente hostil e sem leis. É nisso que ele se sai melhor.
Vale lembrar que o game está em alpha, ou seja, repleto de bugs toscos e com apenas parte do conteúdo final disponível no momento. O próprio criador avisou:
“Não compre DayZ a não ser que você queira apoiar ativamente o desenvolvimento do jogo. Se decidir comprar, prepare-se para encontrar problemas e possíveis interrupções no funcionamento do game”
Esta abordagem franca é a forma certa de se vender games em fase alpha, uma prática que não apenas ajuda os desenvolvedores com a grana “adiantada”, mas que pode resultar em um jogo melhor no final, já que o público pode ajudar a encontrar bugs e dar sugestões. Já o preço…
DayZ está à venda no Steam por salgados R$ 77,99 (Arma 3, o mais recente simulador militar da Bohemia, custava entre 20 e 30 reais na fase de Acesso Antecipado).
(Via: Steam, PC Gamer)