Transforme seu velho controle 3D de Saturn em um controle USB, graças a este novo adaptador
Conforme reportado pelo RetroRGB, o desenvolvedor japonês GeekyFab acaba de revelar um lançamento empolgante: um novo adaptador USB-C para o Sega Saturn 3D Control Pad, também conhecido como “Multi-Controller” no Japão.
O Sega Saturn 3D Control Pad, chegou em 1996, foi pioneiro ao introduzir um stick analógico, complementando o já familiar D-Pad para movimentação 3D mais precisa. Pouco tempo depois, Nintendo e Sony também ofereceram suas soluções em analógicos, em um movimento que se tornou padrão, e se mantém até os dias de hoje.
Afinal, o controle analógico permite um controle melhor do jogador nos mais variados fins: pode guiar um carro de corrida com o toque certo no volante, andar devagar em missões de stealth de um jogo de ação ou mirar de forma adequada num FPS, entre outras possibilidades.
Embora tenha sido projetado exclusivamente para ser usado com o hardware do Sega Saturn, o novo dispositivo desenvolvido por GeekyFab (que se acopla ao topo do controle) proporciona a oportunidade de transformar este controle clássico em um gamepad moderno, fazendo-o ser capaz de ser conectado a um computador.
De acordo com o site oficial de GeekyFab, a motivação por trás do desenvolvimento desse adaptador foi a relutância em deixar esse controlador icônico no limbo dos games, especialmente considerando sua notável durabilidade ao longo dos anos.
Com isso em mente, o criador almejava oferecer às pessoas uma nova razão para redescobrirem seus consoles antigos, trazendo uma compatibilidade contemporânea com sistemas operacionais mais recentes. A lista de sistemas compatíveis é impressionante e inclui:
- Retro Freak
- Windows 10
- Windows 11
- Raspberry PI 3
- Raspberry Pi OS
- Recalbox para RASPBERRY PI 3
- RetroPi 4.7.1 para RASPBERRY PI 2/3
- Raspberry PI 4
- Raspberry Pi OS
- Recalbox para RASPBERRY PI 4/400
- RetroPi 4.7.1 para RASPBERRY PI 4/400
O adaptador está disponível para encomenda no Booth ou Kadenkan, com um preço de ¥ 2.980 (cerca de R$ 100). O projeto é de código aberto, com a GeekyFab compartilhando um arquivo PDF do design da placa de circuito, bem como uma visão mais detalhada de seu software no GitHub, possibilitando que os entusiastas investiguem mais de perto o seu funcionamento interno.