Tribuna Arkade: entenda porquê o governo da China censurou o Ursinho Pooh em Kingdom Hearts III
O mais recente trailer de Kingdom Hearts III — que a gente te mostrou aqui — aqueceu o coração de pessoas de todo o mundo… mas na China, ele causou estranheza. O motivo? A bizarra censura ao Ursinho Pooh que está rolando por lá.
As imagens que você está vendo neste post não foram editadas — pelo menos, não pela gente: foi assim que o trailer foi veiculado na China esta semana. O Ursinho Pooh foi simplesmente “apagado” de forma bastante grosseira, encoberto por um borrão branco nada sutil.
Isso causou estranheza em outras regiões do mundo… e quando a gente resolve pesquisar o motivo pelo qual o coitado do Pooh foi censurado por lá, a coisa fica ainda mais estranha. A treta da China com o Ursinho é meio que diplomática!
O que acontece é que Xi Jinping, presidente da China, tem uma rixa pessoal com o personagem por conta de alguns memes que circularam pela internet, comparando sua figura presidencial ao Ursinho gorducho.
O caso começou em 2013, quando uma imagem de Xi Jinping ao lado do então presidente dos EUA, Barack Obama, foi comparada com uma imagem de Pooh e seu amigo Tigrão:
A coisa não parou por aí: uma outra foto de Xi — apertando a mão do Primeiro Ministro japonês Shinzo Abe — também recebeu uma “paródia Disney“, representada por Pooh e Bizonho:
Também rolou uma comparação de Xi em um desfile presidencial e um brinquedo do Pooh em um carrinho conversível. Esta inclusive, foi a imagem mais censurada pelo governo chinês em 2015:
Foi por conta destes pseudo-memes que Xi Jinping resolveu banir o Ursinho Pooh do país, e ele realmente se esforça para fazer isso: além de censurar o personagem em livros, HQs e animações, este ano, o governo chegou a proibir o lançamento do filme Christopher Robin ‑ Um Reencontro Inesquecível (que é meio que um live action do Ursinho Pooh).
Isso pode parecer bizarro para nós — afinal, somos o país dos memes e da zoeira –, mas lembre que na China as coisas são bem diferentes: até a internet por lá é vigiada, e a Xinhua News Agency (agência de notícias governamental) controla a mídia e as informações que entram ou saem do país. Estamos falando apenas de um caso pitoresco aqui, mas a verdade é que há MUITA censura por lá.
Não sabemos se a versão final do game terá esse tipo de censura grosseira ou não, mas não deixa de ser um caso bem incomum de atrito (e censura) entre política e videogames.
Só lembrando que Kingdom Hearts III chega em 29 de janeiro, com versões para Playstation 4 e Xbox One.
(Via: GameRant)