Tribuna Arkade: gamers reclamam da sexualidade exagerada de Cindy em Final Fantasy XV
No quesito sexualidade, o Japão, aos nossos leigos olhos ocidentais, sempre parece um lugar totalmente alienígena. Há algo no alegorismo japonês que não se explica em 2 horas de demo, mas sim numa cultura milenar intrínseca à visão oriental de certos valores que, pra nós, pode parecer um completo absurdo (vide tentáculos e garotas colegiais jovens demais). Só que nos dias de hoje, onde há um maior questionamento relacionado a representação das mulheres na indústria dos jogos – algo que sequer era pauta há alguns anos — nem sempre toda reprodução é válida.
Não é a primeira vez que uma grande franquia japonesa vem sofrendo com sua imagem de personagem feminina no lado ocidental do globo. Recentemente o caso da Quiet em Metal Gear V também gerou um certo rebuliço indignado, gerando uma controvérsia em cima da estratégia do Kojima em criar uma personagem que incentive cosplays sexistas e vendas de action figures.
Uma conclusão dada pelo Kojima, para toda a discussão, foi explicar de forma como a personagem cria uma antítese à personagens antigos de jogos de luta, e que há um motivo para tamanha exposição. Não convenceu todo mundo, mas por hora só nos resta esperar o MGS V para tirarmos nossas próprias conclusões.
Já recentemente, Hajime Tabata, diretor de Final Fantasy XV, comentou alguns detalhes sobre o jogo num recente Active Time Report (espécie de coletiva que você pode conferir aqui), que fez com o Akio Ofuji (gerente de marketing), e discutiu sobre as opiniões dos fãs em relação à demo.
A principal reclamação, para os europeus, no entanto, foi exatamente sobre a personagem que, até o lançamento da demo, não tinha chamado muita atenção – tirando o fato de ser a primeira Cid feminina da saga.
A mecânica Cindy foi considerada muito sensual devido sua roupa o que, segundo os europeus, não encaixa na sua profissão. Tabata chegou a explicar que o seu design não foi feito para torná-la uma personagem erótica mas sim uma personagem extrovertida, que por um acaso também é mecânica. Claro uma boa desculpa, não fosse a pérola do Akio Ofuji.
Confira abaixo:
Claro, afinal, personagem feminina precisa obrigatoriamente ser sexy e usar pouca roupa, né? #ironia
Fica o questionamento do que é contraditório no final das contas: descrever uma personagem como não sendo apelativa demais, pois seria tranquilo os pais do jogador entrarem na sala enquanto ele estiver jogando — palavras do Tabata — ou querer uma personagem feminina, (única na equipe principal de FFXV) que não precise apelar na demonstração dos dotes físicos.
Para uma empresa que já nos brindou com personagens femininas memoráveis (e bem vestidas) como Terra, Lucca e Garnet, esta é sem dúvida uma visão um pouco sexista das personagens femininas.
Deixamos até algumas sugestão de modelito para Cindy, que são mais condizentes com sua profissão e seguem um caminho “sexy sem ser vulgar“:
E você, o que acha do visual de Cindy e da postura dos produtores? Vamos debater nos comentários!
(Via: EuroGamer)