Tribuna Arkade: imprensa acusa Foxconn de explorar estudantes na fabricação do Playstation 4
Atualmente, o Playstation 4 é um sonho para jovens de todo o mundo, certo? Talvez não para os chineses: de acordo com um tradicional periódico chinês, jovens estudantes chineses estão sendo obrigados a trabalhar pesado na fabricação do next-gen da Sony.
Segundo o site China.com, milhares de estudantes da Xi’an Technological University estão sendo forçados a trabalhar nas linhas de produção da Foxconn – empresa que manufatura gadgets para várias empresas – para poderem receber seus diplomas ao final do curso.
O jornal afirma que este “estágio” é obrigatório, e diversos estudantes afirmaram que, se não participassem da manufatura do console, corriam o risco de não receber o diploma.
Além disso, estudantes se queixaram que, em muitas vezes, eram colocados para desempenhar o trabalho braçal da linha de produção e desempenhar funções que estão aquém de suas áreas de atuação em plantões noturnos e horas extras forçadas, práticas que infringem as regulamentações da própria Foxconn.
Uma jovem – chamada apenas de Wang – afirmou que se sentia um robô na linha de produção, fazendo sempre a mesma coisa e sentido dores nos pés e nas pernas por conta das várias horas passadas em pé.
Esta “parceria” da Xi’an Technological University com a Foxconn rende polêmicas há tempos. Em meados do ano passado, a imprensa chinesa afirmou que estudantes estavam sendo recrutados para ajudar na produção do Wii U. E a Foxconn é mundialmente famosa pelo absurdo índice de tentativas de suicídio coletivo de seus empregados.A Sony não se pronunciou sobre a polêmica. A Foxconn, por sua vez, afirmou que está reforçando suas políticas de horas extras e lembra que “os estagiários têm o direito de encerrar sua participação no programa a qualquer momento”. Será mesmo? E o s diplomas dos “desistentes“, como ficam?
Tenso, hein? É triste saber que a fabricação do console dos nossos sonhos cause pesadelos para jovens do outro lado do mundo. O next-gen da Sony será lançado no dia 15 de novembro nos EUA, e chega ao Brasil no dia 29 do mesmo mês.
(Via: Tech in Asia, Kotaku, China.com)