Tribuna Arkade: tatuagens de astros da NBA reproduzidas sem autorização viram caso de justiça

6 de fevereiro de 2016

Tribuna Arkade: tatuagens de astros da NBA reproduzidas sem autorização viram caso de justiça

Eis aqui uma notícia bizarra: um estúdio de tatuagem gringo chamado Solid Oak Sketches entrou com uma ação contra a Take-Two Interactive por conta das reproduções de suas tatuagens em diversos jogadores da NBA!

Segundo o estúdio de tatuagem, nada menos que 8 jogadores da NBA — incluindo astros como LeBron James e Kobe Bryant — fizeram suas tatuagens com seus artistas, e em nenhum dos casos houve algum tipo de autorização para “reprodução dessas tatuagens” em games e outros produtos.

O processo afirma que o valor combinado das tatuagens de todos os jogadores chega à quase 820 mil dólares, e, por isso, está pedindo uma indenização de 1 milhão e 114 mil dólares para conceder uma “autorização perpétua de utilização de suas artes”.

Os valores podem parecer absurdos, mas para o estúdio, o fato das tatuagens de LeBron James estamparem a capa do NBA 2K14 agrega todo um valor de marketing e material promocional às artes, o que (na cabeça deles) amplia consideravelmente o valor comercial do trabalho.

Tribuna Arkade: tatuagens de astros da NBA reproduzidas sem autorização viram caso de justiça

Esta não é a primeira vez que tattoos de atletas famosos reproduzidas em games vão parar na justica: em 2012, o estúdio Elite Tattoo processou a THQ por conta da reprodução não autorizada de uma de suas artes no corpo do lutador Carlos Condit. Na época, o tatuador ganhou a causa, e embolsou mais de 22 mil dólares de uma empresa que já estava às portas da falência.

Pessoalmente, acho bizarro esse tipo de coisa: se a tatuagem está na pele de alguém, ela faz parte do corpo daquela pessoa, e por isso, deve estar presente em qualquer tipo de reprodução/recriação do visual da pessoa que carrega a tatuagem. Até porque, convenhamos, um LeBron sem as tatuagens definitivamente não vai parecer o LeBron “da vida real”.

E você, o que acha dessa treta? O artista por trás da tattoo realmente merece ter algum tipo de direito sobre sua obra, ou o fato dela estar no “couro” de outra pessoa faz com que a arte passe a ser posse do tatuado? Deixe sua opinião nos comentários!

* Até o fechamento desta matéria, a Take-Two Interactive não havia se pronunciado oficialmente sobre o fato.

(Via: Destructoid)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais