Tribuna Arkade: The Sinking City será retirado das lojas devido a uma disputa legal
The Sinking City, game de investigações ambientado no universo de terror criado por H. P. Lovecraft será removido das lojas digitais em que está sendo comercializado por conta de uma disputa legal referente aos royalties do game.
A Frogwares, estúdio francês que desenvolveu o game, lançou uma nota em seu site comentando essa extrema ação que eles tomaram. E a razão disso se deve a divergências com a publicadora do game, a Nacon (anteriormente chamada Bigben Interactive). Segundo o estúdio, a Nacon se recusa a pagar à produtora o dinheiro das vendas do game em todas as plataformas que foi vendido.
Segundo a Frogwares, a Nacon, além de não pagar o que deve, age como se fosse a dona da IP. O acordo original era que a Nacon publicaria o game no Playstation 4, Xbox One, Steam e Epic Store, e o dinheiro das vendas nessas plataformas não foi entregue, com a publisher aparentemente clamando que certas lojas não pagaram os royalties. E essa situação começou em junho de 2019, logo após o lançamento do game.
Aparentemente, durante essa época, o nome da Frogwares foi removido de algumas capas de cópias físicas do game, além de material promocional. Além disso, a Nacon teria publicado um RPG de mesa usando o nome “The Sinking City” sem informar a Frogwares, chegando a clamar que os direito da IP originalmente pertencem a esse RPG de mesa.
No dia 20 de abril deste ano, a Frogwares entrou com ação para terminar seu contrato com a Nacon, porém isso gerou novos problemas. Por conta da pandemia do COVID-19, a França emitiu leis para proteger as empresas do país. E segundo a Nacon, essas leis impedem que o contrato seja terminado. Porém, a produtora afirma que uma das clausulas dessas leis permite o término do contrato.
Com isso, a Frogwares pediu formalmente a remoção de The Sinking City das plataformas citadas acimas. O game no entanto continuará disponível na Origin, Gamesplanet e no Nintendo Switch, pois foram publicados pela própria Frogwares. Mas esse não é o fim da história, uma disputa legal acontecerá, com a produtora alegando que a Nacon deve 1 milhão de euros de royalties não pagos.
Infelizmente esse não é a primeira briga com uma publisher que a Frogwares enfrenta. Em setembro do ano passado a produtora teve todos os seus games da franquia Sherlock Holmes retirado de todas as lojas pela Focus Home. A razão disso? O contrato de publicação entre as empresas venceu. E ao invés de retornar os direitos das IPs para a Frogwares (o que é a ação correta a se tomar), a Focus simplesmente se negou a devolvê-los e removeu o game de todas as lojas.
Agora, resta esperarmos para saber como mais essa treta se encerrará. E infelizmente quem sofre é o próprio game, que não será comercializado na maioria das plataformas em que estava disponível. Em minha análise de The Sinking City, lançada ano passado, mencionei que o game, como uma aventura investigativa, é muito bom. Porém peca em sua representação da obra de Lovecraft e em seu sistema de decisões. Mas no fim, é um game divertido e envolvente. Aproveitei que está aqui e confira esta análise na íntegra!
(Via: Gamasutra)