Tribuna Arkade: A treta do cara que usou o PS4 para mostrar a esposa sem roupa
Jogador deixa a mulher sem roupa em transmissão ao vivo no PlayStation 4. A cena caiu na rede e acendeu o debate sobre as funções sociais da nova geração de videogames.
Qualquer dono de PS4 pode usar o prático botão Share do novo DualShock para transmitir o que está jogando via internet. As imagens são exibidas no site Twitch e podem ser assistidas por milhares de pessoas no mundo todo.
Quem tem a câmera do novo PlayStation ainda pode usar o aplicativo The Playroom para mostrar não apenas a jogatina, mas também a imagem de si mesmo e do ambiente em que está jogando, seja sala de estar, quarto, etc. É um recurso interessante, que entrou na nova geração graças ao sucesso das transmissões ao vivo de jogos.
Acontece que um usuário, identificado como Darckobra12, aproveitou esta função de uma maneira nada legal: durante uma sessão de jogatina ao vivo ao lado da esposa – que estava bebendo bastante – ele decidiu pregar uma peça de mau gosto nela.
O marido sacana aproveitou o momento em que a moça pegou no sono – e aparentemente apagou – para tirar a parte de cima da roupa dela, deixando os seios dela à mostra para os viewers que assistiam. Não satisfeito, ele acabou despindo a moça completamente e a deixou ali, para qualquer um que entrasse no canal ao vivo pudesse ver.
Como se não bastasse, ele deu o título “Naked & Passed Out” à sua transmissão, em português “Nua e desmaiada”.
O Twitch baniu a conta do Darckobra12 e publicou um comunicado lembrando que vai zelar pelo cumprimento dos seus Termos de Serviço, impedindo transmissões que não tenham a ver com games e/ou contenham conteúdo impróprio.
“Nós continuamos a moderar de acordo com nossos Termos de Serviço. Conteúdo não-relacionado a games não é permitido”.
Com a repercussão problemática, o site de streaming também acabou retirando o Playroom da sua lista principal de busca, deixando o conteúdo (que segue as regras) em uma página separada, menos visível. Ou seja, a besteira que o cara cometeu acabou prejudicando o pessoal que faz boas transmissões.
“Nós removemos o conteúdo do Playroom do diretório porque a maioria dele era não-relacionado a games. Nós o adicionaremos de volta assim que os donos de PS4 se tornarem mais familiarizados com o foco ‘jogos apenas’ do Twitch”
O fenômeno das transmissões ao vivo de jogos já vinha dando certo no PC há algum tempo e entrou como parte crucial na nova geração de consoles, com o PlayStation 4 e o Xbox One. Usada por muita gente e acompanhada por mais gente ainda, claro que uma hora alguém ia usar esta liberdade de transmissão da maneira errada e fazer besteira mas, no geral, o que vemos são pessoas que interagem de forma respeitosa e proporcionam conteúdo divertido em suas streams (transmissões ao vivo).
Quanto ao rapaz que deixou a esposa sem roupa, bêbada, em frente à vários telespectadores, aqui vai a opinião deste editor: Ele é um bom exemplo. Um bom exemplo de marido otário incapaz de respeitar a própria esposa e bom exemplo de como as novas funções sociais dos videogames não devem ser usadas. Para nossa sorte, tem muita gente divulgando coisas legais e interagindo com o público de forma respeitosa por aí.
E você, o que acha de transmissões ao vivo pelo videogame? Há alguns anos, seria difícil prever que os consoles seriam usados para se transmitir e assistir jogos – e jogadores. Nas mãos de gente boa, é uma ótima ferramenta de entretenimento, mas quando cai nas mãos de gente sem noção, temos este tipo de polêmica. A versão do casal envolvido neste caso não veio à tona até o fechamento deste post.
No Xbox One, a integração com o Twitch será lançada apenas em 2014.
(Via: Ars Technica, Game Hall)