Ubisoft vai usar uma IA para escrever diálogos de NPCs em seus games
Ontem a Ubisoft anunciou que está desenvolvendo uma ferramenta de inteligência artificial para ajudá-la a escrever diálogos para NPCs em seus games, que se chamará Ghostwriter.
O anúncio foi feito com um pequeno vídeo explicando essa ferramenta e sua utilidade. O vídeo explica que os diálogos de NPCs básicos que você encontra num game, como pedestres em uma cidade ou camponeses num vilarejo – basicamente qualquer NPC que componha a “população” de um mundo, são chamados de “barks”, e são falas curtas criadas para “dar vida” ao ambiente, por exemplo um NPC reagindo a um acidente de carro, ou ao jogador agredindo uma pessoa em sua frente.
Confira aí o vídeo apresentando a Ghostwriter AI:
A Ghostwriter AI é uma ferramenta que está sendo criada para ajudar a escrever esses pequenos diálogos. Ela funcionará da seguinte maneira: Um escritor trabalhando em um game criará um NPC com a ferramenta e o colocará para vivenciar um evento. A IA então gerará uma linha de diálogo baseada em alguns parâmetros, como situação, humor do NPC, etc. O escritor então poderá editar essa linha de texto e então “re-enviála” para a IA, para que assim ela aprenda como construir diálogos.
Como o vídeo fala, o Ghostwriter será usado para criar um esboço inicial desses barks, diminuindo o trabalho de desenvolvedores nessa tarefa para que possam focar mais esforços em construir narrativas e trabalharem em gameplay e cutscenes.
Apesar do uso de inteligências artificiais estarem gerando todo tipo de ferramenta interessante, como o chatGPT, há muita controvérsia resultante do uso dessas ferramentas, como as ferramentas de geração de imagens e roubo de imagens de artistas, além da questão de autenticidade de textos e trabalhos gerados por IA. E, obviamente, a Ghostwriter AI já está dando o que falar, tanto positiva, quanto negativamente.
(Via: Gamespot)