Um modder realizou o “sonho” de transformar controle de GameCube em Joy-Con de Switch
Desde o lançamento do GameCube, o seu controle é considerado o melhor já feito para se jogar Super Smash Bros. E a vontade de se jogar com este controle os games atuais segue forte entre os fãs da série. Foi assim com o Wii, que recebia suporte nativo ao controle, e com o Wii U e o Nintendo Switch, que contam com adaptadores de terceiros, para conectar o controle aos consoles. Ou um GameCube modificado, que se transformou em Dock, e permitia a conexão dos controles.
E, com isso, um sonho vivia na mente dos jogadores: a de colocar, de alguma forma, os controles do GameCube dentro do Switch. E, se a Nintendo não faz, a comunidade (ou a 8bitdo, em alguns casos), vai lá e resolve o “problema”. Um modder de hardware, Shank, trabalhou em uma maneira de combinar os componentes internos da Joy-Con dentro de um controle original de GameCube, para criar o dispositivo “definitivo” pra quem ama este controle.
Shank publicou um vídeo da modificação no Youtube, mostrando com detalhes, como foi o processo.
A construção foi bem simples. Shank pegou um WaveBird, o controle sem fio do GameCube, e dividiu ele no meio. Assim, ele pegou os trilhos dos Joy-Cons, e adicionou ao projeto com componentes impressos em 3D personalizados. Modificou os gatilhos e nos polegares para acomodar bem o controle no Switch. Também foi preciso adicionar os botões do console, como os de mais, menos, o Home e captura de tela.
Uma vez a “casca” pronta, hora de colocar a placa do Joy-Con, e ligá-la aos botões de GameCube. Passada esta etapa, hora de testar o “produto”. O controle, apesar da “cara” de GameCube, foi construído com o Joy-Con. Todas as funcionalidades do Switch seguem ativas, incluindo o suporte a Amiibo. E ainda, através de uma peça central, é possível unir de volta o controle, para ele se transformar em um “controle” novamente.
Shank explica que tal modificação, devido a complexidade do projeto, é algo muito complicado para qualquer um se aventurar e fazer seu próprio controle. O que resta, para quem não domina o mundo da modificação, é torcer pra que a Nintendo, de alguma forma, transforme esse item em realidade e coloque-o nas prateleiras.
E, para Shank, a Internet já deu o “próximo desafio”: fazer um novo controle assim, mas usando o controle de Nintendo 64.