Um port raro de System Shock para o computador japonês PC-98 foi preservado
O renomado jogo de ação e aventura em primeira pessoa da Looking Glass Technologies, System Shock, é aclamado como um dos títulos de ficção científica mais importantes já lançados no Ocidente. No entanto, o que muitos desconhecem é que também possui versões adaptadas para computadores japoneses.
Até 2014, essas portas específicas do jogo permaneciam envoltas em relativo mistério, até que um usuário de fóruns chamado Kolya compartilhou um blog japonês sobre a versão DOS/V do jogo no site systemshock.org. Neste blog, foi revelado que a versão foi desenvolvida pela Infinity Co. Ltd e distribuída pela Electronic Arts Victor (a EA Victor foi um braço de ação da EA no Japão nos anos 90). Também foram mencionadas referências a outra versão em CD-ROM para o PC-9821.
Desde então, um número limitado de cópias da versão PC-98 tem sido leiloado por centenas de dólares em sites japoneses, com os entusiastas do jogo aguardando silenciosamente que, eventualmente, alguém arquive os arquivos do jogo, tornando-o mais amplamente acessível. Parece que este desejo foi atendido no início deste mês (8 de outubro), quando um indivíduo chamado @speedynoelle compartilhou a notícia no ex-Twitter.
Em suas postagens, @speedynoelle documentou suas experiências ao fazer o jogo funcionar, revelando que não era compatível com a mesa de som 26K ou SpeakBoard do PC-98 e não possuía o modo de 16 cores. Em uma conclusão posterior, ela descreveu a porta obscura como essencialmente “o jogo da IBM com uma tradução japonesa, texto realmente crocante e mudanças de back-end”.
Se você tem interesse de conferir o port, tem um PC-98, ou pode emular este sistema, é só pegar o jogo aqui.