Um programador conseguiu levar o efeito de transparência do SNES para o Mega Drive
No início dos anos 90, o Super Nintendo impressionou com seus vários truques visuais, incluindo seus famosos efeitos de transparência que pareciam quase mágicos para a época. Enquanto isso, a concorrência, como o Mega Drive utilizava uma técnica chamada “transparência por dithering” para simular objetos transparentes, mas o SNES conseguia fazer isso de uma forma muito mais convincente. Esse era um dos grandes temas de discussão entre os fãs de SEGA e Nintendo, durante a “guerra” daquela época.
Mas, chegando em 2024, chegou, através do Time Extension, uma notícia bem interessante: programadores independentes conseguiram replicar esses efeitos de transparência no Mega Drive. Shannon Birt, conhecido por seu trabalho no shmup Lufthoheit, decidiu explorar os limites da transparência no console da SEGA.
Neste vídeo, o processamento bruto do 68k entra em ação, processando 5120 pixels por frame para criar algo que é, ao mesmo tempo, bem legal e tecnicamente impressionante. As melhorias desde a parte 2 incluem máscaras para eliminar pixels transparentes fora do objeto, tornando a ilusão de transparência ainda mais realista.
Birt menciona que a técnica envolve o uso dos modos de sombra e destaque do hardware para criar objetos translúcidos em tons mais claros e escuros, tendo como resultado dois fantasmas Boo transparentes movendo-se pela tela a 60 fps, algo que antes parecia impossível no Mega Drive.
Assim, o que começou como uma rivalidade de consoles nos anos 90, agora se transforma em uma celebração da engenhosidade dos programadores que continuam a empurrar os limites do que é possível nos consoles de outrora.
O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord