Um speedrunner conseguiu “vencer” a Kills Screen do Donkey Kong de fliperama

4 de fevereiro de 2025
Um speedrunner conseguiu "vencer" a Kills Screen do Donkey Kong de fliperama

Donkey Kong, lançado para os fliperamas em 1981, é o game que colocou a Nintendo no caminho de se tornar uma das maiores produtoras de game da história. E, sendo um game de fliperama, ele foi desenvolvido para ser finito, possuindo uma “Kill Screen” que força o game a encerrar se o jogador jogar por muito tempo. E finalmente essa Kill Screen foi vencida!

O speedrunner Kosmic, um dos maiores nomes quando se trata de speedruns do game Super Mario Bros do NES, foi o responsável por, pela primeira vez em quase 44 anos, vencer a Kill Screen do game! Tudo isso foi documentado em um vídeo que explica como Donkey Kong funciona, o que é a Kill Screen e como ela finalmente foi superada:

Em resumo, funciona assim: Tudo está relacionado a diferentes timers internos do game, um deles sendo o timer da pontuação bônus, que vai diminuindo com o tempo. Se esse timer chegar a 0, Mario perde uma vida. A quantidade de pontos bônus dada por fases é calculada da seguinte forma: (Número da fase * 10) + 40. Porém, como Donkey Kong é um game de 8-bit, ele só consegue processar números de 0 a 255.

Por conta disso, o level 22 é onde está a Kill Screen, pois por conta dessa limitação de bits, a fórmula resulta em 260. Cada valor acima de 255 é tratado como um novo loop. 256 = 0, 257 = 1 e etc. Assim, 260 = 4, ou seja, a contagem regressiva será de 400 pontos até a 0. Mas esse não é o único fator. Além dessa pontuação, a fase 22 é a fase conhecida como “Barrels”, em quem Donkey Kong joga barris que rolam para baixo. Quando o gorila joga todos os seus barris, a fase termina.

Kosmic conseguiu vencer a Kill Screen usando uma ferramenta de TAS (Tool Assisted Speedrun) e jogando o game com velocidade reduzida, usando um glitch que faz Mario escalar infinitamente uma escada quebrada. Isso, aliado com uma imensa sorte, que fez com o que o gorila atrasasse o tempo que leva para jogar um novo barril, fez com que Kosmic vencesse a fase 22 e fosse até a fase 23, sendo a primeira vez na história que isso aconteceu!

Como o vídeo mostra, conseguir isso numa máquina de fliperama real é quase impossível, pois o glitch da escada exige que o jogar aponte o joystick para baixo por 4 frames e para cima por 1 frame para fazer Mario subir. E isso deve ser feito dezenas de vezes para escalar a fase inteira.

Agora, com a Kill Screen de Donkey Kong vencida, um novo desafio surgiu: Até onde é possível chegar até que a verdadeira Kill Screen do game apareça e impossibilite que o jogo continue?

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(Via: Gamesradar)

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

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