Uma década de sucesso: cinco jogos lançados em 2014
Parece que foi ontem, mas em 2024 completa-se uma década exata daquele que foi um dos anos mais inesquecíveis para o brasileiro. Afinal, em 2014 foi realizada a Copa do Mundo no Brasil e com ela, além das festas por todo o país, ficará marcado eternamente a derrota por 7 a 1 para a Alemanha.
Mas nem só de futebol aquela temporada viveu, e no mundo dos videogames muitas novidades surgiram e tornaram o ano muito especial para os amantes dos jogos eletrônicos. Entre lançamentos inéditos, continuações e remakes, cinco títulos ganharam destaque e agora completam dez anos de sucesso.
Elite Dangerous
Lançado inicialmente para Windows em dezembro de 2014, Elite Dangerous demorou cerca de dez meses para chegar ao Xbox One e dois anos e meio para a Sony adquiri-lo e disponibilizá-lo no PlayStation 4. Com ótima avaliação da crítica e considerado um “potencial clássico” por alguns especialistas, o game se trata de uma simulação de voo espacial na Via Láctea.
O título foi o quarto da série Elite e o primeiro a apostar numa jogabilidade multijogador massiva, permitindo ainda que as ações dos players impactassem diretamente a narrativa. Com mais 3,5 milhões de unidades vendidas até 2020, o game rendeu cifras milionárias para a Frontier, desenvolvedora do jogo.
Assim como outros clássicos do segmento espacial, a franquia Elite foi uma das mais influentes da história dos videogames, servindo também como inspiração para o surgimento de novos títulos, incluindo os populares jogos de cassino online, como o prestigiado Spaceman, uma slot machine que utiliza uma versão simplificada de simulação de voo espacial, a fim de alcançar multiplicadores de aposta através do lançamento de um astronauta.
Mario Kart 8
Em maio de 2014, a Nintendo apresentava ao mundo a oitava edição de um dos jogos mais populares de todos os tempos. Após 22 anos do lançamento do pioneiro Super Mario Kart, Mario Kart 8 surgia como uma opção totalmente modernizada e disponível para Wii U. Esse foi o primeiro título da série a oferecer conteúdo adicional (como personagens e músicas) por download, além de trazer circuitos antigravitacionais e pistas antigas das versões anteriores.
Aclamado pela crítica, Mario Kart 8 recebeu diversos prêmios, os principais deles nas categorias de Melhor Jogo Familiar e Melhor Jogo de Esportes/Corrida no The Game Awards 2014. Não à toa, o sucesso do título deu origem em 2017 ao Mario Kart 8 Deluxe para Nintendo Switch. Somando as duas versões, mais de 35 milhões de cópias foram vendidas até 2020.
The Last of Us Remastered
Cerca de um ano após o lançamento do primeiro jogo desta icônica franquia, The Last of Us Remastered chegou em julho de 2014 como uma versão atualizada, com melhorias na jogabilidade, aprimoramentos gráficos, conteúdos para download e o principal: foi publicado exclusivamente para PlayStation 4, já que a versão original do game só havia sido lançada para a terceira versão do console da Sony.
A remasterização de The Last of Us foi muito bem recebida pela crítica, impressionando os especialistas pelas melhorias técnicas e gráficas trazidas após apenas um ano do lançamento do jogo original. Em apenas um mês, mais de um milhão de unidades foram comercializadas, comprovando o sucesso da série, que mais tarde viria a se tornar também um programa de televisão mundial.
Destiny
No mês de setembro de 2014, Destiny se tornava a mais nova franquia de jogos da desenvolvedora norte-americana Bungie desde a consagrada série Halo, de FPS. Publicado em parceria com a Activision, o novo título se situava em um mundo compartilhado de ficção científica mitológica, com elementos de RPG.
Destiny foi bem recebido pelo público, principalmente devido à sua jogabilidade e os gráficos de primeira linha, mantendo o padrão de qualidade dos tempos de Halo quanto à competitividade. Disponível para PlayStation 3 e 4 e Xbox 360 e One, o game se tornou o maior lançamento de uma nova série de jogos eletrônicos na história da indústria, com um faturamento superior aos US$ 325 milhões em apenas cinco dias de vendas.
Middle-earth: Shadow of Mordor
Fechando a lista, Middle-earth: Shadow of Mordor foi desenvolvido pela Monolith Productions e publicado pela Warner Bros, chegando ao mercado em setembro de 2014. O game de ação e aventura se passava entre os eventos das trilogias de ‘O Hobbit’ e ‘O Senhor dos Anéis’, trazendo muitos elementos do feudalismo.
Já naquela época, Middle-earth: Shadow of Mordor trazia consigo o sistema Nemesis, que utilizava a Inteligência Artificial para estabelecer comandos e reações de personagens não jogáveis. O jogo foi inicialmente lançado para Windows, PlayStation 4 e Xbox One, mas depois foi disponibilizado para consoles anteriores, como PS3 e Xbox 360.