Uma GeForce 1080 Ti externa pode quadruplicar as capacidades gráficas de um MacBook Pro
Os MacBooks não contam com tantos recursos quanto os outros computadores, no que diz respeito a jogos e GPU. Mas com a crescente do mercado de GPU externo, e boa vontade de desenvolvedores e modders, um resultado bastante interessante aconteceu com a união de um MacBook Pro de 15 polegadas, uma GeForce GTX 1080 Ti e os drivers mais recentes da NVidia.
Tirando o fato de que você pode fazer um MacOS rodar uma GTX 1080 Ti internamente com o hackintosh, ainda não é possível fazer o mesmo nos notebooks atuais da Apple, mas os novos drivers da NVidia para o Mac traz a série Pascal 10XX entre as atualizações, o que permite que um case externo e a referida placa possa funcionar com total compatibilidade, agora a partir da própria fonte.
Realizado pelo eGPU.io, o 1080 Ti aumentou de duas a quatro vezes o desempenho gráfico de um MacBook Pro, em comparação com a Radeon Pro 460, que equipa o notebook. E os resultados ficaram ainda melhores, quando a GPU foi utilizada com um monitor externo, ao invés de mandar o sinal para o próprio MacBook. O resultado também é fruto de uma vantagem que o notebook da Apple tem: a porta Thunderbolt 3, que tem seu conector ligado diretamente à CPU, o que garante uma comunicação muito mais rápida e direta.
O vídeo abaixo mostra o funcionamento da experiência, e seus resultados:
A GPU externa, apesar de crescente, ainda não é algo muito prático de se lidar, no ambiente macOS. Além de caras, somando o case mais a GPU, o suporte ainda não é plug-and-play para os MacBooks. Enquanto o desenvolvimento e as melhorias continuam, é possível conferir o resultado no notebook da Apple instalando o Windows via Boot Camp, ou fazer o caminho inverso, tentando o hackintosh em um PC. Mas a certeza é a de que muito em breve, os donos de MacBook poderão usufruir com mais qualidade de uma GTX 1080 Ti.
Via (The Verge)