Usuário do OnePlus 6T instala o Windows 11 para executar jogos de PC
A Microsoft pode ter feito o Windows 11 apenas para computadores com chips TPM, mas isso não impede as gambiarras. De acordo com um relatório da XDA, alguns usuários online estão colocando o novo sistema operacional em smartphones com chips ARM64.
Isso inclui dispositivos como o Nokia Lumia 950 XL e os mais recentes OnePlus 6 e OnePlus 6T. Para ser claro, a Microsoft havia dito que o Windows 11 suportaria chipsets x64 da Qualcomm, mas isso era sobre o Qualcomm 8xcx e outros chips associados.
OnePlus 6T rodando jogos para PC, incluindo Modern Warfare 2
Se você possui um OnePlus 6T e deseja jogar jogos de PC baseados no Windows, através do smartphone, parece ser possível de acordo com um relatório do MSPowerUser.
O relatório afirma que você pode jogar Call of Duty: Modern Warfare 2, entre outros jogos populares como Prototype e Need for Speed: Most Wanted no OnePlus 6T executando Windows 10 ou Windows 11.
De acordo com o relatório, o YouTuber polonês Adrian “edi194” Misiak postou vários vídeos de jogos para PC rodando com Windows no OnePlus 6T. Além disso, Modern Warfare não é o único jogo que você pode jogar no smartphone. O youtuber tentou jogar vários jogos de PC no dispositivo.
O usuário também foi capaz de executar o último sistema operacional da Microsoft, o Windows 11, no OnePlus 6T, como sugerido por outros vídeos em seu canal. Atualmente, ele está executando a versão Insider do Windows 11 no dispositivo.
As pontuações de benchmark para o desempenho do Windows 11 no Snapdragon 845 também foram reveladas pelo usuário.
Começando com o benchmark Geekbench 5, o dispositivo pontua 467 e 1746 em testes single e multi-core, respectivamente. No 3D Mark marcou 2.834, com uma pontuação de gráficos de 2942 e pontuação de CPU de 2346.
O que está acontecendo na prática?
Embora o relatório afirme que o Windows 11 pode funcionar no chipset Snapdragon 845 até certo ponto, a experiência não está livre de falhas. O relatório afirma que WiFi, áudio, dados móveis, sensores e “quase todo o resto” não estão funcionando.
Por outro lado, a tela sensível ao toque, as conexões USB e o Bluetooth são consideradas funcionais. O relatório também indica uma solução alternativa para WiFi e áudio, por meio de um dongle Ethernet e áudio Bluetooth.
É possível ter uma conexão segura com uma VPN para Windows, que nesse caso, funciona como uma barreira adicional de segurança para o dispositivo móvel. Fora isso, a VPN permite o acesso a conteúdo disponíveis em outras regiões, tornando a “gambiarra” mais fácil de ser executada.
Dispositivos como o Nokia Lumia 950 XL e OnePlus 6 não deveriam, no papel, ter nada a ver com o sistema Windows 11. Como o XDA apontou, está longe de ser perfeito, mas ainda é interessante ver até onde os hackers podem levar o software também.
Na verdade, os hackers tinham até jogos de PC como GTA IV, CS-GO, Far Cry, Need for Speed: Most Wanted, Minecraft, SimCity 5 e outros rodando no OnePlus 6T.
Agora, isso é certamente uma surpresa. Os chips móveis não devem suportar jogos destinados a processadores x86, como os feitos pela Intel e AMD.
Desempenho da Microsoft no mercado móvel
Talvez a Microsoft devesse dar mais atenção aos dispositivos móveis agora? Bem, isso provavelmente não vai acontecer. A Microsoft já tem o Surface Duo, mais um esforço da empresa para entrar no ecossistema móvel.
O Surface Duo, entretanto, roda em Android, e muitos diriam que ele já falhou antes mesmo de começar.
Porém, tendo dito isso, a Microsoft também está promovendo os chips x64 para o Windows. Com a Apple fazendo sucesso com os novos laptops Macbook com M1, é provável que a Microsoft queira melhorar seu desempenho.
Os novos chips M1 foram apreciados por revisores e críticos quase unanimemente, como o primeiro sistema de desktop que funciona quase perfeitamente com chips ARM.
É importante notar que instâncias do Windows rodando em chips ARM fora dos chipsets Snapdragon 8c já foram vistas antes. XDA apontou que o Windows 10 já foi visto em um OnePlus 6T antes, e os usuários também instalaram o sistema operacional no Google Pixel 3.
Tudo isso não significa necessariamente que a Microsoft fará algo sobre os telefones celulares, mas se você quiser mexer com o sistema operacional, há espaço para isso.