Valve adia o lançamento de seu Steam Deck para 2022
Má notícia para quem estava ansioso para experimentar o “PC portátil” da Valve, o Steam Deck: anteriormente planejado para ser lançado em dezembro deste ano, o produto teve seu lançamento adiado para fevereiro de 2022.
O motivo é meio que o mesmo que comprometeu a produção de novos consoles — e de diversos outros produtos ao longo dos últimos meses: a escassez de chips, componentes eletrônicos, processadores e toda a questão da cadeia de suprimentos destes materiais, que ainda está bem defasada.
A notícia veio de um comunicado na página oficial do Steam Deck, que transcrevemos abaixo:
O lançamento do Steam Deck será adiado em dois meses. Lamentamos isso profundamente — fizemos o nosso melhor para contornar os problemas com a cadeia global de suprimentos, mas devido à escassez de materiais, os componentes necessários não chegarão às nossas fábricas a tempo das datas de lançamento iniciais.
Segundo as nossas estimativas de produção, o Steam Deck será enviado aos compradores a partir de fevereiro de 2022. Essa será a nova data inicial da fila de reservas — a sua posição na fila permanecerá a mesma, mas o prazo de envio associado à sua reserva será adiado de acordo. As estimativas das reservas serão atualizadas logo depois deste anúncio.
Mais uma vez, lamentamos não poder cumprir com a data de envio original. Continuaremos trabalhando para adiantar as estimativas das reservas de acordo com os novos prazos e deixaremos vocês atualizados.
Para quem não lembra, aqui vão as especificações técnicas do aparelho:
Processador: AMD APU
CPU: Zen 2 4c/8t, 2.4-3.5GHz (até 448 GFlops FP32)
GPU: 8 RDNA 2 CUs, 1.0-1.6GHz (até 1.6 TFlops FP32)
APU power: 4-15WRAM16 GB LPDDR5
RAM: 16 GB (5500 MT/s)
Armazenamento:
– 64 GB eMMC (PCIe Gen 2 x1)
– 256 GB NVMe SSD (PCIe Gen 3 x4)
– 512 GB high-speed NVMe SSD (PCIe Gen 3 x4)
Todos os modelos incluem um slot para cartão Micro SD de alta velocidade
Os preços do brinquedo são bem salgados: a versão de 64 GB custa U$ 399. O modelo com 256 GB sai por R$ 529. Por fim, o aparelho com 512 GB de armazenamento custa U$ 649.
Agora é torcer para que a Valve consiga, realmente, iniciar os envios do aparelho a partir de fevereiro do ano que vem.