Valve revela especificações de hardware do seu protótipo de console
Mais potente que o PlayStation 4, menor que o Xbox One: A Valve revelou as especificações técnicas do seu console experimental.
A Valve revelou as especificações técnicas das suas Steam Machines experimentais, 300 das quais a empresa vai sortear entre usuários do Steam.
Os protótipos serão distribuídos com várias combinações de peças, para que os testes beta envolvam performances diferentes. Alguns terão processador i7 da Intel e chip gráfico Titan da Nvidia, por exemplo, enquanto outros terão processador i5 e chip gráfico GTX 780.
- Processador: Intel Core i7-4770, Intel Core i5-4570 ou Intel Core i3
- Processador gráfico (GPU*): GeForce GTX Titan, GeForce GTX 780, GeForce GTX 760 ou GeForce GTX 660
- Memória RAM: 2 pentes de 8GB DDR3-1600 (16GB) / 3GB DDR5 (GPU)
- Disco rígido: Híbrido 1TB/8GB SSHD
- Dimensões: 30.5 cm x 31.5 cm x 7.4 cm (aproximadas)
A placa-mãe não foi informada, mas, segundo a Valve, ela poderá ser trocada, junto com todos os demais componentes de cada protótipo. Com as especificações mais altas dessa lista, os protótipos terão o dobro de memória RAM que os consoles next-gen da Sony e da Microsoft, mais potência gráfica (a placa de vídeo Titan, por exemplo, está entre as mais fortes do mercado) e processadores mais rápidos. Em relação ao tamanho, as Steam Machines beta serão um pouco menores que o Xbox One, porém consideravelmente maiores que o PlayStation 4.
Vale lembrar que estas configurações ainda não são definitivas: a Valve pretende envolver os jogadores no processo de desenvolvimento do seu híbrido console/PC e muita coisa pode mudar. A empresa anunciou recentemente os seus planos para levar o Steam às salas de TV através do seu sistema operacional SteamOS. Várias máquinas serão compatíveis com este sistema e chegarão ao mercado em 2014, com diferentes configurações para balancear preço, desempenho e até tamanho.
Junto com a série de anúncios, a Valve revelou também o Steam Controller, um controle configurável com dois trackpads e feedback háptico que promete criar um meio termo entre a precisão do teclado e mouse com o conforto e ergonomia dos controllers de videogames.
O preço exato também não foi informado, uma vez que estas unidades serão distribuídas de graça através de um sorteio entre usuários do Steam. Alguns sites estimam que as configurações mais fortes dos protótipos ficariam acima de US$ 1 mil.
Na semana passada, a Xi3 revelou o seu PC compacto Piston, que compartilha algumas semelhanças com a proposta da Valve, como componentes customizáveis, por US$ 999. Os protótipos da Steam devem ser entregues ainda neste ano, e sua aparência externa não foi relada por “não estarem prontas o suficiente”, segundo a empresa.
(Via: ArsTechnica, CVG)