Valve anuncia o Steam Controller, um controle que quebra as barreiras entre PCs e videogames de sala

27 de setembro de 2013

Valve anuncia o Steam Controller, um controle que quebra as barreiras entre PCs e videogames de sala

O terceiro segredo da Valve foi revelado! Conheça o Steam Controller, um controle que une os universos do mouse e teclado do PC com os gamepads dos videogames de sala. De acordo com a empresa, ele é “amplamente superior” a tudo que existe.

A contagem regressiva terminou e o último “segredo” da Valve foi revelado: trata-se do Steam Controller, um controle para games compatível com todos os games do Steam (inclusive aqueles antigos pensados unicamente para teclado e mouse).

Vamos às características do periférico:

Valve anuncia o Steam Controller, um controle que quebra as barreiras entre PCs e videogames de sala

Trackpads Duplos: O modo principal de controle do Steam Controller virá de dois trackpads, que funcionarão com o movimento dos dedos dos jogadores, aceitarão “toque” ou “cliques” em toda a superfície – funcionando assim como mouses, trackballs e botões ao mesmo tempo – e que terão um desempenho de alto nível quando se fala em precisão e agilidade nos comandos.

Sensorial: O “controle pelo tato” (ou háptico) vai levar os jogadores a um novo tipo de experiência, que se torna, nas palavras da Valve, “mais visceral”, pois envolve todo um novo tipo de interação sensorial e gera uma resposta precisa a cada menor movimento ou vibração.

Tela sensível ao toque: Uma tela de alta definição localizada no centro do Steam Controller aceitará a entrada de comandos por “toque”, “clique” e até “rolagem”, de acordo com as funções de cada game. Neste aspecto, lembra a proposta do Wii U.

Botões: Com 16 botões posicionados de acordo com a frequência com que os jogadores os usam, o Steam Controller promete um manuseio prático e intuitivo, com direito a desenho simétrico para favorecer destros e canhotos.

Valve anuncia o Steam Controller, um controle que quebra as barreiras entre PCs e videogames de sala

Configurações compartilhadas: O Steam Controller permitirá que jogadores usem um “perfil de computador”, ou seja, de modo que pareça natural a quem está acostumado a jogar com teclado e mouse. Isso poderá ser personalizado (e compartilhado) pelo público, surgindo assim uma série de configurações e botões de atalho diferentes para cada game ou estilo de jogo.

Abertura: Como um verdadeiro canivete-suíço, o Steam Controller também será “hackeável”, sendo permitido e incentivado aos jogadores participarem do processo de design. Desde a aparência final até os detalhes dos circuitos elétricos, a comunidade terá participação crucial no desenvolvimento do controle ideal para o Steam.

O Steam Controller já faz parte do projeto beta do protótipo de console da Valve e será enviado junto com as 300 cópias do sorteio anunciado na quarta-feira (porém sem a tela de toque e a função “sem fio”). A empresa garante que não vai abandonar o suporte para teclado e mouse no Steam.

E é isso. Segundo a Valve, não há mais novidades por enquanto (mas, mas… hoje é dia 27 e 27 = 3 ao cubo, não está faltando algo!?). As novidades sobre o projeto da Valve para “invadir a sala de estar” serão divulgadas a partir de agora através da página da comunidade Steam Universe. E não, por enquanto nada de HL3 ou qualquer outro 3.

Este anúncio é o terceiro de uma sequência de novidades que a Valve lançou nesta semana, começando pela revelação do SteamOS e depois pelo beta do seu protótipo de console (um híbrido videogame/PC).

Público, especialistas e mais um bocado de gente se juntaram na internet durante a semana para tentar entender a proposta da Valve, com opiniões e previsões das mais variadas. Afinal, a Valve lança um console para quem costuma  jogar no computador ou um PC compacto para ganhar o público dos consoles? Os dois? O certo é que a jogada da Valve pode marcar o início uma nova “geração”, ou “categoria” de videogames, altamente customizáveis e um pouco mais democráticos.

Parece um choque de plataformas: a fusão entre a “liberdade” dos computadores com a praticidade dos videogames de sala. Mas, no fim das contas, será que vai colar?

Você que tem um PC gamer compraria um “Steam Box” para jogar na sala? E você que tem PS3, Xbox 360, algum Nintendo (ou está ansioso pela nova geração com o PS4 e Xbox One), trocaria o seu console por uma das Steam Machines que vão sair em 2014?

(Via: Steam)

Daniel Zimmermann

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