Valve implementa novas e estritas regras para DLCs e Season Passes na Steam para proteger os consumidores
DLC e Season Passes são formas de monetização de games envolvidas em polêmicas há muito tempo, especialmente quando se trata de entregar os conteúdos vendidos. Season Passes especialmente, pois infelizmente não são isolados os casos de passes vendidos que no meio do caminho foram alterados ou simplesmente abandonados. Visando combater isso, a Valve implementou novas políticas para proteger os consumidores e responsabilizar publishers e estúdios se não cumprirem com o que prometem vender.
Resumidamente, publishers e estúdios deverão ser extremamente transparentes sobre os conteúdos que pretendem vender via DLC e Season Pass, detalhando o que eles contém e quando serão lançados. A Valve é bastante clara em relação ao “quando”, pois a partir de agora aqueles que pretenderem vender conteúdos extras e vendê-los de forma antecipada, deverão se comprometer com uma data de lançamento previamente estipulada. A Valve reconhece que adiamentos acontecem, e nesse caso específico, ela dará às publishers a opção de adiar um lançamento somente uma única vez.
E a Valve está sendo bem incisiva nisso, chegando inclusive a declarar o seguinte em sua nova página detalhando as regras novas para DLCs e Season Passes:
“Caso não esteja tudo pronto para comunicar com clareza sobre os conteúdos inclusos em cada conteúdo adicional BEM COMO quando cada um deve ser lançado, não ofereça um passe de temporada no Steam.“
Além disso, com exceção apenas de Season Passes anunciados para games em pré-venda, se um Season Pass for lançado para o game já lançado, ele obrigatoriamente deverá conter pelo menos um conteúdo imediatamente disponível. A Valve inclusive questiona o “valor” de um Season Pass, falando explicitamente que, se um jogador comprar um Season Pass, ele deveria receber alguma compensação financeira, como por exemplo se comprar o Season Pass sai mais barato que comprar DLCs separadamente, e se ele oferecerá conteúdos extras além dos prometidos:
“Caso pense em oferecer um passe de temporada para o seu jogo, recomendamos avaliar se existe algum benefício para o usuário em comprá-lo. Por exemplo, o passe de temporada custa menos do que a compra de cada conteúdo separadamente? O passe de temporada terá conteúdos exclusivos sem custo adicional? Sem um benefício, os usuários não têm muito incentivo para comprar um passe de temporada.“
Se uma publisher ou estúdio violar as novas regras, ela será obrigada a reembolsar os jogadores. A Steam determinou que em certos casos ela oferecerá automaticamente reembolsos parciais, caso um conteúdo prometido não seja entregue em sua totalidade. E, caso uma DLC em pré-venda seja cancelada, os jogadores deverão receber reembolso correspondente ao valor total do conteúdo não lançado. Ou seja, nada de receber moedinhas in-game ou skins como “compensação” pelo cancelamento de uma DLC, o reembolso deve ser em dinheiro, diretamente na carteira do jogador na Steam.
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(Via: Kotaku)