Videogame e eSport fazem Fórmula 1 aumentar público jovem
Uma vez encarada como um “esporte de pessoas mais velhas”, a Fórmula 1 trouxe, através de comunicado, um fato interessante. A organização observou um aumento de fãs jovens em 2,85 milhões, nos principais mercados europeus. A informação foi entregue pela assessoria da F1, com dados de pesquisas da The Insights Family.
Foi observado um aumento de 17% em seu público entre 12 e 18 anos, em relação ao ano anterior. Números maiores do que o futebol, que cresceu 6% no mesmo período. A pesquisa trouxe dados que, segundo a organização, irá moldar a abordagem para envolver a próxima geração de fãs da categoria. O que inclui, obviamente, os investimentos em games e conteúdo digital.
Entre os dados coletados, a Fórmula 1 apresentou as seguintes observações:
• A Geração Z agora tem um nível de interesse maior em esportes eletrônicos do que nos esportes tradicionais.
• Instagram e TikTok são onde os jovens estão consumindo conteúdo agora, ao invés do Twitter e Facebook.
• O conteúdo das redes sociais oficiais da F1 foi muito bem recebido pelo grupo.
• Ter acesso aos bastidores os ajuda a entender mais sobre os participantes de um esporte e suas costas histórias. Os interessados na engenharia e inovação dos carros F1 são particularmente atraídos por documentários também.
• Os espectadores de “Drive To Survive” tendiam a se divertir completamente e valorizavam as percepções adicionais que isso lhes proporcionava.
• Houve um grande interesse em ouvir sobre a história da F1, incluindo a evolução dos carros e ícones do esporte.
Interesse em engenharia e tecnologia foi frequentemente citado na pesquisa, mais do que as próprias corridas. Britânicos de 10 a 18 anos sonham em ser engenheiros, com 86% a mais de probabilidade de assistir as corridas da F1 em relação a média. O que chama atenção, em um universo esportivo cada vez mais amplo, que busca atrair a atenção de todos, incluindo os eSports.
Também foi relatado que houve crescimento nas redes sociais, sendo a F1 o segundo esporte que mais cresce neste meio. Conteúdos com destaques das corridas, conteúdos de pilotos e bastidores chamam atenção no Instagram e TikTok, também importantes para o engajamento com os mais jovens, além do Youtube.
eSports, videogames e Lando Norris
O documento da Fórmula 1 também cita a importância dos games. As informações levantadas dizem que 41% dos jovens até 18 anos se envolvem com esportes eletrônicos, com aumento de 22% ano após ano. Assim, em uma geração que se interessa pelo esporte virtual até mais do que os esportes tradicionais, o F1 Esports Series tem desempenhado papel fundamental para este fim.
Além disso, em 2020, no início da situação de pandemia, no qual eventos foram paralisados e praticamente todos ficaram em casa, houve o Virtual Grand Prix. O evento trouxe corridas envolvendo F1 2020 com a presença de pilotos como Lando Norris, George Russell e Charles Leclerc, e alcançou mais de 30 milhões de pessoas em suas transmissões. Já a F1 Esports Pro Series teve um aumento de audiência de 98% em relação à edição de 2019.
Sobre os videogames, a pesquisa aponta que jovens do sexo masculino são os que mais consomem os títulos oficiais da Codemasters, hoje propriedade da Electronic Arts. E os games são considerados a porta de entrada para que os jovens entrem no universo da F1, além do já mencionado interesse por engenharia e tecnologia.
Ellie Norman, Diretora de Marketing e Comunicações da Fórmula 1, disse: “Estamos sempre pensando em maneiras criativas e inovadoras de envolver novos públicos e divulgar o esporte que centenas de milhões de fãs em todo o mundo já conhecem e amam, por isso é ótimo ver que o trabalho que estamos fazendo para atingir novos e mais jovens o público está pagando dividendos. Por meio do uso de plataformas sociais e digitais, temos sido capazes de dividir nosso esporte, muitas vezes complexo, para a próxima geração de fãs, à medida que eles começam sua própria jornada na Fórmula 1”.
Enquanto isso a Fórmula 1, que estava de férias, retorna neste final de semana com o GP da Bélgica, e se prepara para mais uma edição da F1 Esports Series, além de atividades com o Real Racing 3.