Virginia: Investigue o sumiço de um garoto na misteriosa cidade de Kingdom
Conheça Virginia, um jogo narrativo que aborda o estranho desaparecimento de Lucas Fairfax. Saiba mais sobre este game que se inspira em séries de TV e filmes dos anos 90, como Twin Peaks e Arquivo X.
Jogos de mistério não são incomuns hoje em dia: L.A. Noire, The Vanishing of Ethan Carter, Firewatch e até os jogos da série Sherlock Holmes abordam o tema de alguma maneira, seja algo mais pé no chão ou até com elementos sobrenaturais.
Porém, Virginia se coloca um pouco distante desses jogos, seguindo os mesmos arquétipos mas com temas mais próximos da televisão e de filmes, como os sucessos dos anos 90 de Arquivo X, Twin Peaks e Outer Limits, e os mais recentes, como True Detective e Fargo. Essas séries possuem a tendência de falar não só sobre o mistério em torno do caso mas também de seus personagens, muitas vezes surreais, e dos locais onde os investigadores estão fazendo o seu trabalho, adicionando complexas camadas de mistério que aumentam a tensão exponencialmente.
Desenvolvido pelo estúdio independente Variable State, Virginia se passa em 1992 e conta o sumiço de Lucas Fairfax, um garoto aparentemente normal, que foi para cama em uma noite e nunca mais foi visto. E cabe a você, a investigadora novata do FBI Anne Tarver, e sua experiente parceira, Maria Halperin, descobrir o que realmente aconteceu na pequena, porém estranha, cidade.
O trailer não mostra muito – praticamente nada para falar a verdade – mas Virginia já tem uma demo disponível no Steam que conta um pouco de sua premissa.
Logo de cara vemos como o jogo está bem polido e como a direção de arte em low-poly dá um toque ainda maior de limpeza, além da fluidez nos movimentos e os pequenos detalhes visuais na jogabilidade que também ajudam a te colocar naquele universo.
Existem mais dois pontos que contrastam suas próprias bases para abordar a história de uma forma única, com uma jogabilidade extremamente simples que consiste em se mover e encontrar o item/objeto/lugar que precisa ser clicado, ativando uma animação detalhada e realista da ação, seja abrindo uma porta, movendo roupas que estão suspensas no cabide ou arrancar tábuas de madeira. Todas essas ações movem a história para novos locais e seguem a narrativa que está sendo contada.
Além da simplicidade detalhada na jogabilidade se opondo em ações realistas, temos uma narrativa complexa contada de uma maneira bem simples. Não existe uma palavra sendo falada na demo, todos os personagens são mudos e o jogo apresenta a narrativa diante das ações dos personagens e as cenas que estão rolando.
Por exemplo: você entra na casa onde ocorreu o desaparecimento e percebe as reações das pessoas, a mãe chorando na sala enquanto os detetives fazem perguntas, o pai olhando para a janela de um jeito mais reservado e os irmãos tentando consolar a mãe. O jogo nunca te diz literalmente, mas ele consegue expor explicitamente o que está acontecendo no momento que você entra em um ambiente.
A demo continua para uns lugares bastante surreais, dando um gostinho do que está por vir em Virginia. Em um dado momento sua parceira está dirigindo o carro e quase o bate em um búfalo que estava no meio da rua. O búfalo lentamente olha para o carro e vai embora. Cenas depois você está dormindo na cama e acorda para encontrar o mesmo búfalo dando o mesmo olhar entediante para você (?!).
O restante da demo mescla cenas que mais parecem sair de um sonho febril e de investigação, onde você e sua parceira estão descobrindo os segredos que há nesta cidade. O fim é um tanto abrupto mas consegue dar aquela sensação de mistério, além de nos deixar curioso para o que vai acontecer na história completa.
Sendo um fã de Twin Peaks, acredito que Virginia fez um ótimo trabalho em atiçar a curiosidade e manter um nível sutil de elementos surreais, sem ser completamente bizarro e fora de tom, mas o bastante para te adequar naquela estranha e cativante realidade onde tudo pode acontecer, assim como a famosa série de David Lynch conseguiu nos anos 90.
Virginia sairá no dia 22 de setembro para PC, Xbox One e PS4. Você pode baixar a demo na página do jogo no Steam.
(Via: All Games Delta, Variable State)