Vladimir Putin quer que a Rússia tenha o seu próprio console em 10 anos
O presidente russo, Vladimir Putin, revelou um ambicioso plano para estabelecer um ecossistema de videojogos independente na Rússia, visando desenvolver redes de hardware e software para consoles de jogos domésticos. Segundo informações do Insider Gaming, provenientes de fontes governamentais russas, Putin busca, com este console, contornar as sanções e restrições de importação impostas aos dispositivos estrangeiros.
Durante uma recente reunião econômica, Putin instruiu seu governo a dedicar esforços à construção de uma infraestrutura de jogos abrangente, abarcando hardware, software e sistemas de suporte em nuvem adaptados ao público russo. O projeto, com duração estimada de uma década conforme relatos do Kommersant, publicação russa, destaca a carência de conhecimentos locais para concretizar uma visão tão ambiciosa.
Essa iniciativa surge em meio a sanções econômicas e restrições à importação de consoles estrangeiros, com gigantes como Sony, Microsoft e Nintendo suspendendo vendas oficiais para a Rússia após o início da invasão na Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Mas, apesar das barreiras, vendedores locais têm buscado alternativas para importar consoles estrangeiros. Contudo, o Kremlin enxerga uma oportunidade de cultivar uma indústria de jogos nacional diante dos desafios econômicos atuais.
A diretriz de Putin inclui a produção de consoles fixos e portáteis, além do desenvolvimento de um sistema operacional e infraestrutura em nuvem para facilitar a distribuição de jogos aos consumidores. O governo tem prazo até 15 de junho para explorar a viabilidade do projeto, com o primeiro-ministro Mikhail Mishustin encarregado de supervisionar a operação.
Embora se especule que Putin tenha confiado à empresa tecnológica russa VK (que é bem conhecida por aqui pela sua rede social) a execução do projeto, há desafios significativos pela frente. Observadores do mercado observam a falta de experiência na produção de consoles semelhantes ao PlayStation e Xbox, juntamente com a monumental tarefa de construir um ecossistema de jogos a partir do zero.
Tal iniciativa lembra muito a situação envolvendo o McDonald’s, que se retirou da Rússia também por causa da situação envolvendo a Ucrânia. Todas as lojas da rede foram adquiridas por um novo proprietário e funcionam exclusivamente em território russo, agora com o nome de “Vkousno i tochka” (“Delicioso. Ponto Final”, na tradução para o português).
Mas a Rússia já teve um console próprio para chamar de seu. Em 1992, ainda nos primeiros dias como Federação Russa e pouco tempo após o fim da União Soviética, os russos conheceram o Dendy, um clone de NES que teve o mesmo impacto nos russos que Phantom System, Dynavision e similares tiveram entre nós, brasileiros. Anos depois, as gigantes dos games se instalaram na Rússia (até 2022) e os russos consumiam praticamente os mesmos jogos que o resto do mundo.
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