Você sabia que o Master System vendeu mais do que o Wii U? Graças ao Brasil.
O Master System, por muita gente, é considerado como um fracasso. No Japão o console foi varrido pelo NES no que diz respeito a vendas e suporte de estúdios, e nos EUA, o console não foi lançado pela própria SEGA, com a desconhecida Tonka não conseguindo nenhum sucesso, fazendo com que a companhia decidisse ela própria retomar as rédeas para lançar o Genesis (o Mega Drive do Tio Sam), gerando a famosa “guerra fria” contra a Nintendo.
Mas em outros mercados o console teve uma vida melhor. Se não teve tanto sucesso nos dois principais mercados de games do mundo, pelo menos o 8-bits se deu bem na Europa, quando os jogadores de lá trocavam os computadores pessoais por consoles, na Austrália e no Brasil, com o já conhecido excelente suporte ofertado pela Tec Toy.
Nestes três mercados, o Master System teve o que não conseguiu no Japão e nos EUA: uma presença menor da Nintendo, e parceiros que ofertavam um bom suporte para o videogame, chegando até a fazer games em uma época a qual a própria SEGA nem cogitava mais lançar games para ele. Isso tudo deu uma sobrevida a um console encerrado oficialmente em 1989, no Japão, e em 1991, nos EUA.
Para se ter uma ideia, os europeus só se despediram do console em 1996, quando o Saturn, PlayStation e Nintendo 64 já existiam. Enquanto nós brasileiros tivemos o videogame recebendo novas versões e sendo vendido pela Tec Toy até os dias de hoje. Apenas recentemente, no final de 2022, que foi notada a ausência do console no site de sua fabricante, embora ele siga sendo vendido em outras lojas.
E esse suporte deu muito certo. Pois, apenas no Brasil, o Master System vendeu um total de 8 milhões de unidades. E, somados aos estimados 13 milhões de consoles vendidos em todo o mundo, faz o console ter uma soma de 21 milhões de unidades. Isso coloca o veterano console da SEGA em igualdade com o GameCube, que vendeu 21 milhões de unidades, e o primeiro Xbox, que vendeu 24 milhões de consoles.
Mas, em comparação com o Wii U, este sim um console considerado um fracasso, pois foi lançado em uma época que já contava com alcance da Internet e que contou com lançamento em diversos mercados, a diferença fica muito maior. Pois se ignorarmos os consoles vendidos no Brasil, o Master System ainda empata “tecnicamente”com o Wii U, pois ambos venderam cerca de 13 milhões de consoles. Se somarmos as versões brasileiros, aí o console da SEGA dispara, mostrando mais ainda como que o videogame da Nintendo foi extremamente mal trabalhado em seus dias de vida.
Uma das maiores críticas que o console recebeu foi a má divulgação. Após o sucesso do Wii, que foi um dos sete consoles que passaram da linha das 100 milhões de unidades vendidas, a Nintendo simplesmente não conseguiu explicar direito o que seria o seu novo console: um update, um novo videogame ou um novo conceito. O controle-tablet também não era dos melhores, e tirando os jogos da própria Big N, muitos estúdios pularam fora do barco, com a Nintendo retomando o controle de seu barco apenas em 2017, com o Switch e seu sucesso que rendeu outro console com mais de 100 milhões de unidades vendidas.
Os dados referentes a venda de consoles estão no VGChartz.