Você sabia que Steve Perry, do Journey, fala português e tem até uma música em nosso idioma?
Steve Perry é considerado por muitos, como uma das maiores vozes da música, em todos os tempos. O cantor se consagrou com o Journey, cantando sucessos como Don’t Stop Believin’ e Separate Ways (Worlds Apart), entre tantos outros. Mas o que pouca gente sabe é que o cantor tem ascendência portuguesa. Com direito a falar em nosso idioma.
Uma boa oportunidade para entender melhor isso aconteceu em 2020, quando o cantor deu uma entrevista para a rádio 95.5 KLOS em Los Angeles. Perry, hoje com 74 anos, comentou no bate-papo sobre as suas origens, o que inclui a ligação direta com Portugal.
O cantor disse que era português, quando foi indagado pelo locutor se ele “falava brasileiro”. Perry explicou, então, que sua família é do Açores, um arquipélago no Oceano Atlântico pertencente à Portugal, e isso fez com que seu sotaque seja diferente de outras regiões portuguesas, como Lisboa ou mesmo o português que falamos aqui no Brasil.
Ele chega a falar como é o “seu português” no bate-papo: “Ó rapaz, o que é que estás fazendo?”
Steve Perry nasceu nos EUA, na cidade californiana de Hanford, mas é filho de mãe portuguesa. Sua mãe, chamada Maria Cardoso Quaresma, nasceu em Prainha do Norte, São Roque do Pico, que fica nos Açores. O cantor chegou a revelar que fez uma musica em português para ela, que nunca lançou, chamada “Minha Jóia”.
Também há sangue português em seu lado paterno. Seu pai, Raymond Francis Perry, foi bisneto de portugueses: João Pereira e Georgiana Bettencourt Cunha. Inclusive, quando a família dos Açores foi morar nos EUA, em Massachusetts, o sobrenome Pereira foi “americanizado” para o Perry que acompanha o nome do cantor.
Você pode comprar o Greatest Hits do Journey na Amazon