Você toparia um Game Pass mais barato, porém com propagandas?
O Game Pass, serviço de jogos por assinatura da Microsoft, usa o princípio de diversos sistemas de assinaturas, e tornou maior o acesso aos jogos, sempre tão caros no Brasil. Por aqui, o serviço custa R$ 44,90 no Ultimate, que oferece jogos em nuvem, a biblioteca do serviço e os games do EA Play, além do Xbox Gold.
R$ 45 por tudo isso é um preço competitivo, porém ainda é salgado para muita gente, se levarmos em conta a realidade do nosso país. O que vale também em outros países. Assim, a Microsoft pensa em uma solução, que resolveu perguntar para alguns usuários se era válida e se considerariam utilizar em algum momento.
Tal questionário foi mostrado no ResetEra, e perguntou aos jogadores de Xbox se eles estariam dispostos a pagar menos pelo serviço padrão (US$ 9,99/mês ou R$ 29,90/mês), em troca de limitações, entre elas atrasos nos lançamentos de jogos first-party de até seis meses (eles são Day One no serviço atual) e publicidades personalizadas.
A ideia, de forma geral, é trazer que o Game Pass poderia ter um plano mais barato, com publicidade, de forma semelhante ao que a Netflix já colocou em prática neste ano. Porém a Microsoft quer ouvir seus jogadores, antes de colocar o plano em ação, ou reformular as ideias.
Essa iniciativa segue uma patente da Microsoft, descoberta recentemente, no qual a companhia poderá permitir a introdução de publicidade em tempo real nos games, sem tirar o controle do jogador. O que permitiria, de alguma forma, tal recurso nos seus games, e neste caso, no Game Pass.
O serviço conta com 25 milhões de assinantes, de acordo com informações oficiais mais recentes, porém espera chegar aos 100 milhões, caso consolide a compra da Activision Blizzard. E, em um momento no qual a Microsoft tem lidado com o Xbox mais como uma plataforma do que um sistema de games, o que inclui um ecossistema que envolve consoles, computadores e nuvem, nos faz observar, mesmo que de forma rasa, um pouco sobre os planos da empresa para o seu futuro.