Voice-Chat Arkade: Qual é o preço para manter a sanidade de Notch?

19 de setembro de 2014

Voice-Chat Arkade: Qual é o preço para manter a sanidade de Notch?

A Mojang que agora é propriedade da Microsoft, deixa de ser uma desenvolvedora independente e Notch declarou que saiu de seu estúdio para manter o “pouco de sua sanidade que restava”. Vamos tentar entender o que ele quis dizer com isso.

A vida dos desenvolvedores da Mojang andam extremamente agitadas nestas ultimas semanas, com os rumores e logo depois, a confirmação da compra do estúdio pela Microsoft. Diante toda esta mudança, o criador de Minecraft, Markus “Notch” Persson deu um pouco de luz para o seu lado da história e sua subsequente saída da desenvolvedora.

Durante os últimos anos Notch se tornou um símbolo para qualquer um que prefira seguir o ramo independente no lugar de ter algum engravatado colocando o seu input em prol do mercado e negócios, enquanto tenta criar um “produto acessível para o público”. Isto acabou acontecendo por Notch ter estabelecido suas opiniões a respeito de grandes empresas, incluindo a Microsoft, que também foi criticada por Notch durante o lançamento do Windows 8 e seu sistema relacionado a aplicativos e jogos.

Voice-Chat Arkade: Qual é o preço para manter a sanidade de Notch?

Assim, a compra da Microsoft se tornou o motivo de todos começarem a criticar o símbolo que Notch criou no decorrer dos anos, com os seguidores mais fieis se sentindo “traídos” pela compra. Notch então explicou um pouco de sua história e o maior motivo de se afastar de seu maior projeto, Minecraft.

O texto no blog começa com Notch dizendo que nunca foi aquela pessoa focada nos negócios, sendo um desenvolvedor de jogos porque simplesmente “ama jogos e ama programar”. Ele nunca teve a intenção de fazer Minecraft o imenso produto intelectual que tem este impacto tão grande na cultura dos videogames, sendo somente um projeto divertido sendo desenvolvido por Notch e seu grupo de amigos.

Por isso, alguns meses atrás, ele decidiu sair do desenvolvimento de Minecraft em prol da criação de pequenos protótipos e jogos menores, como um renderizador de níveis para DOOM e o Drowning in Problems, jogo que já falamos por aqui na Arkade sobre o quão importante ele é.

Notch continuou em seu texto sobre uma vez em que ele estava em casa com um resfriado e viu todo o ódio generalizado diante dele por causa da recente mudança do termo de usuário que Minecraft havia recebido, regulamentação que mudou negativamente a forma que muitas pessoas haviam adquirido alguma renda pelo sistema de servidores pagos.

Voice-Chat Arkade: Qual é o preço para manter a sanidade de Notch?

O ódio da internet, que já era normal para Notch, acabou se tornando uma revelação após ele ter visto o vídeo que analisava profundamente o famigerado criador de Fez, Phil Fish. O vídeo se tornou a realização que Notch era mais um símbolo do que uma pessoa, seu público esperava um comportamento pré estabelecido e todo o desprezo e ódio era direcionado caso não atingisse o padrão já definido.

O vídeo, intitulado This is Phil Fish, é um ótima forma de ver como as pessoas se tornam personalidades e acabam não conseguindo lidar emocionalmente com esta brusca mudança de como o público vê aquela pessoa, problema que pode ter sido um dos golpes fatais de Phil Fish ter saído do ramo de desenvolver jogos, além da ideia de conceito que o público criou a respeito de Phil Fish e todas vezes em que ele falava algum assunto a respeito de jogos e sua opinião. Se você tem uma pequena noção de inglês, aproveite e dê uma olhada nesta interessante analise:

Notch continuou se expressando como o estrondoso hit de Minecraft somente o deixou mais distanciado de seu próprio público, além desta visão entre os dois Notchs, a pessoa e o conceito que o público criou com a base de tudo que foi dito desde quando a Mojang conseguiu atingir o alto nível de popularidade.

O fim do texto terminou com as fortes palavras:

“Isto não é sobre o dinheiro. É sobre a minha sanidade.”

Assim como Phil Fish, Notch sentiu na pele como é ser conhecido em uma subcultura como os videogames, mas infelizmente, diferente de Phil Fish, Notch esta saindo positivamente de um projeto imenso que ele e seu pequeno grupo de amigos criou independentemente, e com a intenção de trabalhar em novos projeto que poderão ser um grande avanço para todos.

Agora que tudo está terminado nos cabe a ver se o futuro dará certo para a Mojang e a sua nova casa, os fundadores e suas novas aventuras, e também para Notch. O lado bom é que se levarmos em conta tudo que já foi criado em seu tempo livre, tenho certeza que estamos indo para o caminho certo e esperançoso em todos os sentidos.

Henrique Gonçalves

Mais Matérias de Henrique

Comente nas redes sociais