Williams e Alfa Romeo também apresentaram seus carros para a temporada 2023 da Fórmula 1
A Williams, que segue em reestruturação para retornar aos seus dias de glória na Fórmula 1, apresentou o FW45, o seu carro para a temporada de 2023. Há alguns patrocínios novos, como o da Gulf Oil, o que mostra que o time tem conversado mais com marcas dispostas a parcerias, porém o carro manteve o azul como cor predominante, assim como em 2022.
A dupla de pilotos para 2023 é formada por Alexander Albon, que retornou para a categoria após seu tempo na Red Bull e fez boas corridas, apesar das limitações do time, e Logan Sargeant, piloto dos EUA que chega como uma boa promessa para a categoria. Os dois terão a missão de ajudar no desenvolvimento de uma equipe que dominava a Fórmula 1 três décadas atrás, com um “carro de outro planeta”.
Atualmente, a equipe vive na lanterna da competição, o que atrapalha o desenvolvimento e a distribuição de recursos. A Williams não vê um piloto seu vencer corridas desde 2012, e seu último piloto campeão mundial foi Jacques Villeneuve, no já distante ano de 1997.
Após a Williams, foi a vez da Alfa Romeo apresentar seu carro. Sexta colocada entre as equipes em 2022, o time foi o quarto time a apresentar o seu carro, o C43. Valtteri Bottas e Guanyu Zhou continuam como pilotos da equipe, que guiarão um carro que mantém o vermelho tradicional, mas que trocou o branco pelo preto.
A Alfa Romeo não é das equipes que costumam brilhar na competição atualmente, mas segue em crescente, ao menos na questão financeira. Desde que assumiu a operação da Sauber, a primeira etapa da administração, que é a de resolver os problemas com dinheiro, vem sendo concluída com sucesso. Isso permite que o time possa trabalhar melhor o seu carro, e alçar voos maiores.
Voos estes que podem chegar em breve, com a Audi assumindo as coisas em 2026. A montadora alemã, que tem carreira vitoriosa na Fórmula E e no Endurance, quer chegar para andar na frente. E, neste ano, a influência alemã já acontece, com o início do processo de transição começando nesta temporada.
A Alfa Romeo tem história na Fórmula 1, com um passado vitorioso e um presente razoável. O time terminou em sexto em 2022, com 55 pontos, pontuando em 10 das 22 corridas do calendário. No sábado, dia 11, a Alpha Tauri dará sequência à temporada de apresentações, revelando seu carro para 2023.