Windows 11 chega a partir de hoje; Saiba como atualizar o sistema em seu PC
Em evento virtual realizado para a imprensa nesta manhã de terça (5), a Microsoft anunciou a chegada de seu Windows 11. Com a promessa de simplicidade, leveza e bom desempenho, os computadores já poderão ser atualizados com o novo sistema, em um sistema de atualização de fases, assim como aconteceu com o Windows 10.
A partir de hoje, e durante os próximos meses, o Brasil receberá os primeiros dispositivos compatíveis com o Windows 11, das seguintes fabricantes: Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, Multilaser, Positivo e Samsung. Para saber se o seu computador é elegível para a atualização gratuita, um aplicativo verifica seu PC e já pode ser baixado.
Entre as novidades está a mudança do botão Iniciar, que agora está no centro. Assim, de acordo com a Microsoft, o acesso se torna mais rápido ao conteúdo e aplicativos. E, com a compatibilidade com o Microsoft 365 e a nuvem, quem comprar esta tecnologia poderá ver os arquivos nos quais tem trabalhado, independente do dispositivo, o que inclui os smartphones.
Um novo sistema de Widgets traz um feed personalizado baseado em web e Inteligência Artificial. Servirá para trazer de forma mais rápida e simples elementos que o usuário deseja, que incluem calendários, tarefas, notícias, previsão do tempo ou fotos do OneDrive. Também é integrado com o chat do Microsoft Teams. Além disso, a Microsoft Store promete oferecer novos conteúdos, e trará novos aplicativos, como Canvas, Disney+, Epic Game Store e mais.
Também será possível organizar suas janelas de forma mais simples com o Layouts de Ajuste, Grupos de Ajuste e Áreas de Trabalho, com o intuito de organizar a vida de quem faz várias tarefas. Os Layouts e Grupos de Ajuste otimizam o espaço da tela de uma forma visualmente mais limpa, apresentando designs de três colunas para telas maiores. O Áreas de Trabalho permitirá a criação de áreas de trabalho individiais que contam com diversos conjuntos de aplicativos.
Será possível, por exemplo, ter uma área de trabalho específica para games, e outra para seus aplicativos de trabalho. Com direito a papel de parede diferentes para cada uma.
Recursos de acessibilidade e games
Também foi falado da usabilidade do sistema, com revisões de design e novos recursos. Para quem tem necessidades específicas, o Windows 11 conta com Narrador, Lupa, Legendas e Reconhecimento de Voz. Para quem usar o Windows 11 em tablet sem teclado, contará com mais espaço entre os ícones na barra de tarefas, objeto de toques maiores, e sinais visuais para facilitar o redimensionamento das janelas.
Já para o mundo dos games, a promessa é de melhorias significativas. Caso tenha um monitor HDR, o Windows 11 atualizará automaticamente mais de 1000 jogos em DirectX 11 e DirectX 12 para o Auto HDR. Permitindo, claro, que o usuário escolha ativar ou desativar o HDR em cada jogo.
Também trará a DirectStorage, recurso presente nos Xbox Series X|S. Combinando uma SSD NVMe e uma GPU compatível com DirectX 12, os jogos que tiverem esse recurso poderão carregar mais rapidamente, renderizando seus mundos de forma mais detalhadas e expansivas.
A integração com o Xbox será mais profunda, com o Game Pass e o Xbox Cloud Gaming totalmente conectados ao sistema.
Como atualizar para o Windows 11
De acordo com a Microsoft, o sistema de atualização será em fases, assim como aconteceu com o Windows 10. Primeiramente, a atualização acontecerá com dispositivos elegíveis. Em seguida, de acordo com a companhia, “estudaremos os dados de integridade do dispositivo e outros sinais para determinar o ritmo em que o Windows 11 será oferecido através do Windows Update”.
O Windows 11 será disponibilizado, com o passar do tempo, para dispositivos existentes usando como base o hardware, confiabilidade e fatores que contribuam para uma atualização correta. Caso você tenha um PC com Windows 10 elegível, será avisado via Windows Update. O planejamento da Microsoft diz que é esperado que todos os dispositivos Windows 10 elegíveis recebam a possibilidade de atualização até meados de 2022.
A partir de hoje, dispositivos novos de fabricantes parceiros já estão com o Windows 11, e os novos dispositivos, ainda com o Windows 10, serão os primeiros a receberem a oferta de atualização. Quem está com o Windows 10 pode verificar se o seu computador é elegível para o update via aplicativo, conferindo, em caso positivo, se já é possível atualizar, usando o Windows Update em Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update, e selecionando Verificar se há atualizações.
A Microsoft também traz mais informações em relação a outras formas de instalação do Windows 11, disponíveis neste link.