Xbox anuncia o FPS Boost, para melhorar ainda mais seus retrocompatíveis
Desde 2015, quando a Microsoft adicionou a possibilidade de se jogar games de gerações anteriores no Xbox One, a companhia tem trabalhado para não só entregar os games antigos nos consoles atuais, mas em deixá-los cada vez melhores. Melhores até do que nos sistemas originais. Isso já acontecia com os games de Xbox 360, que no Series X|S contam com diversas melhorias. E agora acontecerá com games de Xbox One, através do FPS Boost.
Em uma publicação no Xbox Wire, a novidade é melhor explicada. Os games de gerações anteriores já contam com alguns ganhos de velocidade de loading e contam com suporte ao Quick Resume. Além de outros que ganharam melhorias diretas, como Forza Horizon 4 e The Division 2, que receberam melhorias em gráficos e desempenho. O FPS Boost, por sua vez, busca levar estas melhorias para ainda mais games, deixando-os com desempenho superior a seus sistemas originais.
O aumento de CPU, GPU e memória de Series X|S permitem que a equipe responsável pela retrocompatibilidade de Xbox possam levar este upgrade aos games. Estes games que receberam melhorias não precisaram passar nem pelo time de desenvolvimento e não exigirá nenhuma atualização para o jogador. O FPS Boost é, assim, uma variedade de novos meios para dobrar ou quadruplicar em alguns casos, a taxa de quadros original dos games selecionados.
Apesar de não ser necessária a participação dos desenvolvedores dos games, a Microsoft explicou que fez parceria com alguns, para melhorar a experiência, mantendo os aspectos originais. Permitindo, assim, que os games rodem de maneira mais fluída e agradável nas TVs atuais. Especialmente em TVs de 120 Hz, que podem rodar games selecionados a 120 FPS.
Os primeiros games a receberem o FPS Boost são: Far Cry 4, New Super Lucky’s Tale, Sniper Elite 4, UFC 4 e Watch Dogs 2. New Super Lucky’s Tale poderá rodar em até 120 FPS, e UFC 4 rodará com o melhor desempenho no Xbox Series S, chegando a 60 FPS. A intenção é de adicionar ainda mais games com esta tecnologia pelos próximos dias, com uma atualização no console que permitirá ao usuário escolher ativar ou não o FPS Boost, assim como já acontece com o Auto HDR. E também há a intenção de colocar o recurso em diversos games do Game Pass.
Os games também serão sinalizados com o recurso ativo, para o jogador escolher a maneira de jogar o game, além de saber se está jogando o game original, ou com a melhoria.