XMA Mega Arena 2015: Evento mostra o quanto o e-sport está crescendo no Brasil
Nunca o cenário brasileiro de e-Sports foi tão forte como agora! A XMA Mega Arena mostrou isso, com números, torcida e a qualidade das nossas equipes, que podem render muito ainda mundo afora.
A XMA Mega Arena terminou ontem (3) e é hoje o maior evento de e-sports na América Latina. Com o espaço repleto de fãs do esporte mais milhares de espectadores que acompanharam as disputas online, o que se percebia no SP Expo era que o Brasil estava definitivamente entre os grandes.
Tudo bem que ainda existe muito a se fazer, mas a maturidade com que as equipes encaram os campeonatos, a torcida que cresce a cada dia somados aos negócios, como as camisas das equipes, que vendem como água e são cercados por ações dos times, com várias fotos e autógrafos mostram que devemos começar a prestar cada vez mais atenção neste tipo de atividade.
Felippe Corradini: o idealizador do evento falou com a Arkade
Felippe Corradini é o responsável pela XMA Mega Arena e ao conversar conosco, expressou sua alegria pela edição e pelo crescimento do e-sports no país. Tanto é que uma edição no Rio de Janeiro está agendada para junho e em setembro haverá outra XMA em São Paulo.
Corradini aproveitou para explicar que quer somar no cenário nacional de games e não competir com outros eventos e feiras, entendendo que todos tem lugar e espaço para expor seus projetos e garantir mais atividades para os fãs, seja dos games em si ou dos times que disputam os campeonatos.
Além dos torneios, a XMA apresentou vários stands, que iam desde escolas de games até espaços para jogar os games preferidos dos atletas e fãs do gênero: Crossfire, Point Blank e Counter Strike: Global Offensive representaram os games de tiro; World of Tanks também é tiro, porém focado na estratégia dos combates em tanques; Minecraft contou com um espaço reservado onde os pequenos jogadores puderam jogar e os queridinhos da galera League of Legends e Dota 2 representaram o MOBA.
E falando em MOBA, a Blizzard também estava presente com o seu Heroes of the Storm, que nem foi lançado ainda de maneira oficial (está em fases de testes e tem seu lançamento marcado para o dia 2 de junho) mas já estava disponível para quem quisesse aproveitar, o que foi motivo de alegria para Felippe, fã assumido dos títulos da empresa.
A “e-sports mania”
Pude perceber também como o e-sport está sendo levado de maneira séria por todos os envolvidos. Chegando até a loja da Keyd Stars, que ficou junto com as lojas das outras equipes estrategicamente posicionadas ao lado do espaço de disputas, conferi coisas que reforçam a seriedade do movimento.
Começando pelas próprias camisetas, que saltaram na loja do time de 200 disponíveis na primeira edição para dois mil exemplares nesta oportunidade. E os stands não ficam devendo nada para qualquer equipe de futebol: são camisetas de jogo, modelos casuais, chaveiros e muito mais que lotam os espaços, principalmente quando os jogadores aparecem por ali para dar autógrafos e tirar fotos.
E se você acha que existe rivalidade, nada disso! Os torneios são totalmente disputados mas o clima de comunidade se faz presente. Os times tem suas torcidas, que convivem com harmonia e o respeito é imenso. Outro fator que chama a atenção é a dedicação dos atletas: eles chegam ao evento apenas uma hora antes de sua disputa, pois passam o tempo todo concentrados, assistindo a vídeos de seus adversários e aprimorando as técnicas. Vão até a disputa e ao terminar, fazem uma breve ação com seus torcedores antes de voltarem para a concentração.
Os torneios
Em pleno dia de final de Campeonato Paulista (no domingo, 3 de maio), aonde Santos e Palmeiras duelavam pelo título (vencido pelo Santos nos pênaltis), o público d0 XMA vibrava de maneira semelhante ao esporte mais popular do nosso país. E no meio da torcida, que se manifesta tanto na própria arena quanto nas transmissões online, os vencedores foram: Paingaming no Dota 2, Binkins no Point Black e a INTZ em League of Legends.
Me dá imagens da XMA!
E para quem quer ver, temos algumas imagens do que rolou na XMA Mega Arena:
O e-sports no Brasil já é uma realidade e não é de hoje. Times bem organizados, apoio das grandes empresas e muita maturidade por parte dos atletas são exemplos claros de tudo isso. Porém aos poucos o e-sport está saindo de seu reduto e ganhando mais espaço, podendo contar em um futuro próximo com transmissões em TV aberta.
Entendemos que quando um nicho como este está estabelecido, mas finalmente começa a sair de seu “habitat” e começa a ser mais conhecido por aqueles que não tinham nem ideia do que se trata tais campeonatos, podemos sim dizer que o e-sport é de fato uma realidade. Como disse, com muito a caminhar ainda, porém já colhendo alguns frutos plantados anteriormente, com a XMA e muitas outras inciativas que incentivam os atletas brasileiros.