Yuji Naka, o criador do Sonic, processou a Square Enix pelo lançamento de Balan Wonderworld
Balan Wonderworld, o mais recente game criado por Yuji Naka, que é ninguém menos que o criador de Sonic the Hedgehog, foi um game muito decepcionante, pra dizer o mínimo. E Yuji Naka veio a público revelar que ele processou a Square Enix por conta da forma que o game foi lançado.
Ele usou sua conta no Twitter para revelar esse processo apenas agora pois, segundo ele, ele estava proibido de comentar sobre qualquer coisa por conta do andamento do processo, e também por interferência da própria Square Enix. A sequência inteira de tweets, que foram traduzidos para inglês pelo usuário @Cheesemeister3k, pode ser conferida ao clicar no Tweet abaixo. Mas resumiremos a história em seguida.
“I was removed as the director of Balan Wonderworld about half a year before release, so I filed a lawsuit against Square Enix. Now that the proceedings are over and I’m no longer bound by company rules, I’d like to speak out.” #BalanWonderworld https://t.co/Ht0Zc9soBa
— Cheesemeister ???? (@Cheesemeister3k) April 28, 2022
Segundo Yuji, ele foi removido do posto de diretor do game seis meses antes de seu lançamento. Sendo proibido pela Square Enix até mesmo de reagir ao público na internet comentando sobre o game e marcando-o em publicações.
Ele conta que só descobriu as razões de sua demissão graças aos documentos do processo, que revelaram que a demissão ocorreu por dois motivos: O primeiro motivo foi, após um cover de uma das músicas licenciadas do game feita por um Youtuber ser usada em material promocional de Balan Wonderworld, transformando o compositor do game em um “ghostwriter”, Yuji reclamou que a trilha sonora original deveria ser usada nas campanhas de marketing. E essa reclamação gerou problemas com a Square Enix.
O segundo motivo, foi em relação a comentários que ele fez sobre querer melhorar o game antes de seu lançamento. Esses comentários foram feitos quando a Arzest, estúdio que produziu Balan Wonderworld, entregou o game para avaliação sem nem mesmo corrigir os seus bugs.
Ele ainda comentou que a decisão de demiti-lo do cargo de diretor foi uma decisão do chefe de marketing, do chefe do departamento de som, do diretor de gerenciamento e do setor de recursos humanos. E esse grupo foi quem o proibiu de interagir com o público em relação ao game, proibindo-o até mesmo de curtir e retweetar postagens relacionadas a Balan Wonderworld.
Ele encerra a sequência de tweets desculpando-se pela forma como Balan Wonderworld foi recebido pelo público e crítica, além de fazer duras críticas à Square Enix e a Arzest. Em suas palavras (tradução livre):
“Eu estou muito decepcionado que o produto que eu trabalhei desde o início acabou desse jeito.”
“Eu pessoalmente me arrependo que Balan Wonderworld foi lançado para o mundo em um estado inacabado. Eu queria considerar todos os tipos de coisas e lançá-lo como um game de ação digno. Eu não acho que a Square Enix e Arzest valorizem os games e seus fãs.”
Yuji Naka não comentou qual foi o resultado do processo, se foi favorável ou não a ele, mas seu relato nos ajuda a ver um pouco dos problemas que Balan Wonderworld enfrentou em seus bastidores.
Não é possível dizer se o game teria tido um resultado melhor se nada disso tivesse acontecido, principalmente porque sua pior característica é o fato de que as habilidades do jogador ficam limitadas as fantasias que está vestindo. Incluindo a mais básica habilidade dos video games, que é pular. Mas, sabemos agora que o game poderia ter sido lançado de alguma forma um pouco diferente da que os jogadores viram.
Aproveite que está aqui e relembre nossa análise de Balan Wonderworld, que contém mais detalhes sobre as qualidades e defeitos do game.
(Via: VG24/7)