Análise Arkade: Torne-se o maior pirata espacial no divertido e surpreedente Flinthook
Uma das melhores coisas da “indústria indie” é que ela nunca deixa de nos surpreender. Entregando games de todos os tipos, gêneros, visuais e profundidades, e a Tribute Games entregou um game extremamente cativante, desafiador e muito divertido! Venha com a gente conferir a análise completa de Flinthook!
Piratas espaciais e um simpático herói encapuzado
Em Flinthook, estamos na galáxia de Mermaidon, uma galáxia cheia de aventuras e perigos, e povoada pelos bravos e perigosos Piratas Espaciais, viajando entre as estrelas atrás de tesouros e pilhagens. E nessa galáxia existe um farol em um pequeno planetoide, e nele vive Flinthook, o misterioso herói da aventura.
Flinthook conta sua história de uma maneira bem interessante, através de seu Lore, com pedaços de informação que podemos coletar em cada partida para ir conhecendo cada vez mais de seu universo, sem nos preocuparmos com isso durante a jogatina, que é rápida e frenética. Flinthook é um misterioso capuz branco que parece um fantasminha, possuindo um corpo e munido de quatro preciosas ferramentas: sua pistola, seu Chronobelt, um cinto capaz de desacelerar o tempo, seu versátil gancho, e sua bússola que aponta para sua próxima recompensa a ser capturada.
Flinthook então sai viajando pelo espaço em busca de três objetivos: Muitos tesouros, recompensas por caçar poderosos piratas, e salvar seus companheiros “fantasminhas”, aprisionados em garrafas e sendo roubados por uma misteriosa figura que se esconde nas sombras.
E assim a aventura começa, invada navios piradas, pilhe todos os seus tesouros, e colete Ghost Gems para sua bússola, que possui um pequeno ser gelatinoso que aponta a direção para cada chefão do game após comer o número necessário de Ghost Gems. E no meio do caminho, existe muita coisa a se coletar, desde pedaços da história, power ups, relíquias e mais!
Navios gerados aleatoriamente cheios de colecionáveis
Nenhuma partida em Flinthook é igual a outra, isso porque o game gera suas fases aleatoriamente. O game progride da seguinte forma: Primeiro, o jogador recebe seu primeiro alvo, um pirata poderoso que está em posse de um de seus companheiros fantasmas. Para chegar até ele, é preciso receber sua posição por sua bússola, e para isso é preciso alimentá-la com o número necessário de Ghost Gems, indicado antes de cada missão.
Por exemplo, o para alcançar o primeiro alvo do game, Bad Billy Bullseye, é necessário coletar três Ghost Gems. E elas são coletadas ao se atacar os navios de sua frota. O game então permite que o jogador escolha um navio para atacar de uma lista disponível. Cada navio tem seu próprio nível de dificuldade e suas características exibidas abaixo de sua imagem. Antes de escolher o próximo navio a ser pilhado, preste atenção nessas características, pois assim você já saberá o que vai enfrentar antes de embarcar. Por exemplo, você saberá se o navio possui inimigos mais fortes, mais itens de cura, relíquias colecionáveis, e etc.
Dentro do navio o game progride ao estilo Metroidvania, com várias salas com diferentes armadilhas e diferentes tipos de inimigos. O objetivo é seguir de sala em sala até chegar ao final, a sala com um baú gigante contendo uma Ghost Gem. Mas há muitas coisas no meio do caminho! Algumas salas exibirão um aviso de perigo, seguido de hordas de inimigos atacando. Você deve derrotar todos os inimigos para seguir em frente, sendo recompensado com um baú de tesouro. Além disso, há vários vendedores dentro dos navios. Como vendedores de Perks para melhorar as habilidades de Flinthook, vendedores de comida para recuperar vida, vendedor de armas (perks de ataque e armas secundárias), vendedor de relíquias e vendedor bibliotecas.
Nas bibliotecas coletamos páginas de livros que liberam mais entradas ao Lore do game, explicando sobre seu universo e seus personagens. Os perks comprados possuem efeito apenas enquanto estivermos naquela partida (mas explicaremos isso mais adiante). As relíquias são itens colecionáveis de um tempo passado, como um telefone antigo, um vinil quebrado e outras relíquias humanas perdidas no espaço. E em todas as salas de cada missão existe muito ouro a se coletar, em baús, itens destrutíveis e de inimigos derrotados. Todo esse ouro é usado dentro das partidas para comprar itens desses vendedores, portanto não deixe nenhuma moeda escapar!
Gameplay, mercado negro e perks
Flinthook possui uma jogabilidade simples e bem viciante. O game é ação rápida e intensa. Com muitas armadilhas e inimigos em cena para o jogador ter que lidar. A pistola de Flinthook dá tiros curtos, mas o game permite que o jogador mire em qualquer direção. O gancho serve para impulsionar Flinthook. Existem vários pontos onde o gancho pode ser usado, permitindo assim que o jogador realize vários movimentos aéreos em sequência, bem como avance por certas salas.
Também existem armas secundárias, coletadas durante o game. Só é possível possuir uma arma por vez, de uso único. São quatro tipos de armas secundárias: Uma bomba, que pode ser atirada e explode ao entrar em contato com inimigos, três caveiras que giram pela tela e atacam todos os inimigos dentro de sua trajetória, Um pequeno globo de neve que congela todo o cenário, incluindo inimigos e armadilhas por alguns segundos, e um capacete de mergulho que dá invencibilidade temporária.
As habilidades de Flinthook podem ser melhoradas ao se equipar Perks. No menu principal do game, há a opção de entrar no Mercado Negro, lá é possível comprar muitas melhorias, como upgrades passivos de vida e ganho de XP. Com o XP, o jogador sobe de nível quanto mais jogar. A cada nível novo, o jogador ganha um pacote de cartas, ao estilo de Card Games como Pokémon e Yu-gi-oh, esses pacotes liberam perks, que são cartas com efeitos que são equipados em Flinthook antes de uma partida.
Cada perk tem efeitos próprios e um número de slots necessário para serem equipadas, e suas utilizações são diversas: Aumentar o HP, velocidade, poder e alcance da pistola, e muitas outras coisas. Além disso, dentro do game é possível comprar perks de vendedores, esses perks comprados “in-game” são ativados instantaneamente independente da barrinha de perks e permanecem ativos até que o jogador ou perca, ou derrote seu alvo ao final de todos os navios invadidos.
E por falar nos chefões, suas lutas são bem divertidas e desafiadoras! Elas ocorrem em diferentes arenas e em diferentes circunstâncias, sempre exigindo o máximo de habilidade do jogador . Dá só uma olhada no vídeo abaixo da batalha contra o primeiro chefão do game. Obviamente, há spoilers sobre a luta:
Audiovisual
Se tem uma coisa em que Flinthook merece todos os seus elogios é em sua direção de arte. O game é simplesmente magnífico! O visual do game é inteiramente pixelado, mas com uma enorme riqueza de detalhes. Os cenários possuem profundidade, com muitos detalhes em frente da tela e em seu background, que muitas vezes passam despercebidos, mas quando você para e observa, nota o trabalho incrível que a Tribute Games fez.
O visual dos personagens é muito legal, Flinthook é um personagem extremamente fofinho, e não tenho vergonha em dizer isso! Tanto in-game, com seu sprite pequenino e ainda assim bem detalhado, bem como nos menus e até nas cutscenes do game. Sério, assista abaixo a abertura do game, e se liga no capricho visual:
E com o vídeo acima já deu pra ver que a trilha sonora do game também é muito boa não é? Esse é apenas um exemplo das excelentes músicas presentes no game. As músicas são tocadas seguindo algumas “regras”. Cada alvo do game possui seu próprio tema para ser tocado em seus navios, dessa forma, cada navio invadido antes de um alvo normalmente terá a mesma música, mas em estilos diferentes. Além é claro de músicas padrões que são escolhidas aleatoriamente para cada partida.
E as músicas também nunca são 100% iguais, os elementos de cada navio também influenciam. Por exemplo, um navio relativamente “fácil” terá a música ” padrão” tocando, enquanto que navios mais difíceis e com mais armadilhas terão uma versão diferente dessa mesma música, mais sombria, ou com mais foque em determinadas harmonias, mas toda a trilha sonora do game é excelente, em qualquer momento do game!
Na verdade, toda a trilha sonora do game foi disponibilizada pela Tribute Games, e você pode ouvir ela agora:
Conclusão
Flinthook é um indie que merece sua atenção. Ele é um game extremamente divertido, viciante e cativante. Entregando um desafio que vai ficando cada vez mais e mais difícil conforme se joga, mas que recompensa o jogador mesmo por tentar, nunca parecendo um game que mais pune do que diverte. Acredite, conforme você vai vencendo os chefões e avançando para outros alvos as coisas vão ficando muito mais complicadas, mas não menos divertidas!
Portanto dê uma chance para o game, ele é recheado de diversão, desafio e muito, muito carisma com seus personagens, cenários e até com seu Lore, que pedaço a pedaço nos explica tudo o que está acontecendo no game sem tirar o foco de sua jogabilidade rápida!
Flinthook foi lançado no dia 18 de abril com versões para PC, PS4 e Xbox One.