Análise Arkade: Tunando seu carro (mas sem neon) para correr no novo Need for Speed
Escolha seu possante, leve pra oficina, abuse da tunagem e bora tirar um racha com o novo Need for Speed!
Esse ano saiu um novo Need for Speed que muita gente estava esperando, pois traria de volta coisas que os fãs da série sentiam muitas saudades, e que traria de volta aquele clima dos saudosos Undergrounds da era do PS2. Então prepare seu nitro, pois é hora de acelerar pra saber como o game se saiu!
DE 0 A 100 COM SEUS AMIGOS
O novo Need for Speed resgatou aquele clima que os fãs da série adoravam de corridas clandestinas e muita customização, e trouxe junto a isso um modo história inteiramente feito com cenas em FMV, o bom e velho estilo de cutscenes com atores reais combinados com elementos gráficos.
Diferente dos games anteriores da série, dessa vez não há um subtítulo, o game se chama simplesmente Need for Speed, e agora mostra as corridas de um piloto novato (mudo e sem rosto, sempre o acompanhamos em primeira pessoa) que chegou na cidade de Ventura Bay. O jogador chega na cidade como quem não quer nada, apenas para se divertir correndo pelas ruas, mas logo faz alguns amigos que irão lhe apresentar ao mundo da velocidade e estão sempre em busca de adrenalina.
A trama do game é bastante simples, você e seus amigos começam apenas se divertindo, mas logo começam a atrair os olhares de grandes corredores e partem em busca de superar os melhores e fazerem seus nomes no mundo das corridas. Mas os personagens nos vídeos são divertidos e interessantes — você realmente se sente “parte da galera” — , e cada um possui uma especialidade nas pistas.
Isso se reflete no gameplay, onde agora temos cinco estilos diferentes de corridas e pontuação: Temos a Velocidade, com corridas de trilha de ponto a ponto com muita velocidade, temos o Estilo, com corridas de drift, Customização, que une velocidade e a utilização de nitro e outros elementos de customização nos carros. Equipe, com corridas em equipe e provas de drift coletivas, e por fim Fora da Lei, onde quanto mais destruição e fuga da polícia, mais pontos.
E entre esses estilos existem variações, por exemplo: corridas de velocidade onde você deve atingir um mínimo de pontos fazendo drift antes de chegar ao final, corridas para bater um tempo recorde, onde você precisa cruzar a linha de chegada antes do tempo acabar. Touge, em que você deve realizar drifts que são multiplicados pela sua posição entre os competidores, quanto mais na rente, mais pontos você faz.
Temos ainda o Trem de Drift, onde você e uma equipe fazem drifts juntos, e para que você possa pontuar deve estar perto do grupo. Esse estilo é o mais complicado, pois a IA do game realmente não ajuda, pois os outros corredores irão ignorar sua existência e baterão em você toda hora. Um comportamento estranho, pois os corredores evitam bater uns nos outros, mas se você estiver no caminho deles, eles baterão em sua traseira e nas suas laterais como se você fosse invisível. Por isso uma dica, fique perto do grupo, mas não tão perto assim.
CUSTOMIZANDO O SEU CARRO
Sem dúvida uma das coisas mais legais de Need for Speed é o retorno da customização de carros. Podemos customizar os carros inteiramente, por dentro e por fora. Por fora o game oferece várias peças para deixar a lataria do seu carro mais legal, além de um sistema de pintura e adesivagem pra deixar seu carro bem do seu gosto, com adesivos de vários tipo diferentes, como de formas simples que você pode usar para montar novas imagens, assim como nossos carros, que customizamos com o fantasminha do logo da Arkade!
Mas as customizações mais importantes estão “por dentro” do carro, de nada adianta ter o carro mais bonito de todos se ele não corre, certo? Conforme você realiza as missões do game, você ganha pontos de REP, que refletem sua reputação no universo do game, quanto maior o seu REP, mais peças são desbloqueadas para você comprar. Algumas das peças dos carros podem ser encontrados pelo cenário e recebidas gratuitamente, porém essas peças só podem ser recebidas e usadas em um único veículo.
Você pode comprar diversas peças para seu carro que vão além de simplesmente comprar um motor melhor. Você pode comprar blocos do motor, embreagens, ignições eletrônicas, coletores de escape, sistema de admissão, transmissão, barras estabilizadoras, amortecedores e etc. Além disso, você pode ajustar algumas partes do carro para que melhor se adaptem a seu estilo de direção baseado em dois extremos: drift e aderência. Você pode definir se o nitro do seu carro lhe dará maior potência ou se durará por mais tempo, se seus freios serão mais fortes ou mais fracos, facilitando ou não a derrapagem, angulação do carro e de asas, e etc.
Cada customização de performance realmente é sentida, sendo refletida na direção do carro, a forma que faz curvas, e até mesmo no ronco do motor. Para se dar bem no game você precisa conhecer seu carro, e ajustar as peças de acordo com seu estilo de direção, além de é claro treinar as configurações novas para ver os resultados na prática.
As customizações visuais ainda não são tão ricas como em games anteriores. A EA Games lançou o game com uma quantidade inicial de peças externas para seu carro, como rodas, aerofólios, para-choques e etc. No entanto várias peças ainda não estavam disponíveis até o fim dessa análise, como faróis e lanternas. A EA prometeu que essas e outras peças de customização serão lançadas em atualizações posteriores do game, bem como o saudoso neon, que até o momento não deu as caras no game, mas que será lançado ainda!
ESTILO UNDERGROUND, COM UMA GRANDE DOSE DE CARBON
A primeira vista, Need for Speed lembra os games da série Underground por suas customizações e pela ambientação. A cidade de Ventura Bay é bela e grande, e vive debaixo de uma chuva incessante. Isso torna os cenários bem bonitos, principalmente graças a excelente iluminação do game, com muitas luzes artificiais de postes, casas e prédios, e painéis de neon, que são refletidos de maneira perfeita no asfalto sempre molhado do game.
A chuva constante deixa tudo mais belo, com toda a paisagem molhada e aquele efeito de todas de chuva na lataria do carro. A cidade de Ventura Bay é dividida em três áreas diferentes: a área central possui prédios altos e muitas lojas, com um céu de fim de tarde fechado por nuvens de chuva mas com o sol visível no limiar do horizonte.
Na área oeste fica aquela área bem ao estilo de NFS Underground, com prédios pichados, construções, muitas curvas e neon, num céu escuro de noite. Ao norte temos as serras, exatamente ao estilo de NFS Carbon, com muitas curvas fechadas em estradas e túneis, os locais dos drifts mais insanos do game. E ao sul temos a área industrial, com aquele céu noturno alaranjado, típico de cidades poluídas com muitas fábricas.
As corridas acontecem ao se interagir com pontos do cenário (cada “amigo” seu tem uma cor diferente), que as iniciam logo em seguida. As corridas normalmente já se iniciam em movimento, sem posições de largada definidas (mas com o jogador normalmente na última posição). Para se dar bem não basta simplesmente ser rápido, é preciso ter habilidade, principalmente em drifts; um dos segredos para uma boa corrida é saber fazer curvas rápidas e perfeitas.
O game possui muitas provas de drift, então dominar essa técnica é de toda a importância, principalmente por sua utilização em todos os estilos de corrida. E para fazer um drift perfeito vários fatores entram em jogo: o carro que você usa, sua configuração de peças e, obviamente, a sua habilidade no volante.
Não pense que você pode simplesmente comprar uma Ferrari ou Lambroghini e sair descendo serras cantando pneu: os carros dessas duas marcas normalmente são muito rápidos e ajustados pra melhor aderência, mas derrapagens não são o seu forte. Porém, com os ajustes e peças certas até esses carros podem fazer drifts incríveis. Então não se esqueça, conheça seu carro, e pratique!
O game possui o sistema Rubber Band IA pra deixar as coisas mais desafiadoras. Esse sistema funciona para que seus oponentes não fiquem pra trás de você. Em outras palavras, mesmo que você seja muito mais rápido que eles, se vacilar na corrida, eles o alcançarão rapidinho. Porém, esse sistema não está muito bem balanceado: muitas vezes você está bem na frente em uma corrida e de repente outro oponente, que (pela lógica) deveria estar lá atrás, aparece do nada. Esse sistema é válido também para batidas. Se os seus oponentes baterem ou capotarem, eles se recuperarão rápido para continuar a corrida, mas isso nem sempre acontece com você.
Muitas vezes a animação de capotamento do seu carro leva muito tempo, e enquanto seu carro capota, todo mundo já te passou, e até que você volte pra corrida, eles já estão muito longe de você. Infelizmente, as vezes esse sistema de IA sistema causa erros grotescos, e te coloca de volta na corrida na rua errada, ou na contra-mão, dependendo da posição que seu carro parou após a batida. Isso não acontece sempre, mas quando acontece, o melhor acaba sendo reiniciar a corrida do que tentar recuperar posições.
Como dito, um dos estilos de corrida é o Fora da Lei, e esse estilo só existe porque há polícia para ir atrás dos corredores. Isso é, quando ela aparece. A polícia gosta muito de aparecer no meio de missões, durante as corridas, mas enquanto você está “de boa” em modo Free Roam pelo mapa é muito difícil encontrar a polícia.
Nesse game a polícia tem uma participação muito menor: em games anteriores os carros de polícia eram de primeira linha, equipados com armas para parar corredores e etc. Aqui, a polícia apenas vai atrás de você, e no máximo cria barreiras impedindo seu progresso e muito raramente deixa uma armadilha de espinhos para furar seus pneus. Com isso, fugir da polícia é muito mais fácil, desde que seu carro seja veloz.
Por fim, você pode desafiar qualquer corredor que encontrar em modo Free Roam para uma disputa de ponto a ponto, drift, ou corrida de superação, onde quem permanecer na frente por mais tempo vence.
GRÁFICOS E SOM
Need for Speed possui belos gráficos, principalmente graças a chuva constante. É quase uma lei: corrida na chuva é sempre mais bela, e aqui isso realmente é válido, a água faz o asfalto refletir a luz de maneira incrível, bem como a lataria do seu carro fica muito bela molhada. Além disso, a água respinga na tela do game, dá um efeito bem legal de refração da luz pelas gotículas batendo e saindo da tela.
O game possui uma enorme quantidade de carros reais, e para você poder comprá-los, deverá avançar na história do game e vencer corridas contra cada carro encontrado no game para liberá-los para compra, porém você só pode ter no máximo 5 carros em sua garagem, ou seja, se quiser um novo, terá que vender algum que já possui para abrir espaço.
Diferente de outros games da série, dessa vez o nitro não faz aquele efeito estiloso de tremedeira e lâminas de vento na tela. Na verdade, fora o ronco do motor e o fogo azul saindo do escapamento, o uso do nitro acaba sendo bem mais sutil, as vezes até parecendo que ele não foi ativado, até que olhamos para o medidor e o vemos vazio. A sensação de velocidade no geral é boa acima dos 150 km/h, mas abaixo dessa velocidade parece que estamos lentos, mesmo correndo a 100 km/h. Porém quando ultrapassamos os 200 km/h a sensação é bem forte, exigindo muito mais controle do carro para não bater.
Se você bater o seu carro ele ficará bastante amassado e arranhado por fora, além de acumular mais e mais amassados e vidros estilhaçados conforme você bate, porém basta voltar para sua garagem que seu carro fica novo em folha. Os amassados são apenas um recurso “estético”, e não influenciam em nada no desempenho dos veículos. Então mesmo que você capote o seu carro a quase 400 km/h, tudo o que ele ganhará serão amassados e arranhões.
Na parte sonora o game manda bem com os roncos dos motores, escapamentos estourando, freios e derrapagens. A trilha sonora é feita com uma mistura de música eletrônica, rock e rap, e temos ainda muitas faixas criadas exclusivamente para o game.
MULTIPLAYER
Se você queria um game de corrida para se divertir com mais amigos no sofá de sua casa na frente da TV, pode tirar seu carrinho da chuva. Need for Speed não possui multiplayer local, uma decisão muito triste visto que muitos jogadores gostariam de poder jogar com seus amigos juntos. O multiplayer do game é totalmente online, porém não é tão grandioso, principalmente para um game focado no online.
Jogando o modo história você pode desafiar corredores controlados pela IA ou jogadores online enquanto corre livre pelas ruas, basta emparelhar com o oponente de desafiá-lo pelo mini-menu que aparece. Outro modo é criar sua Crew, reunindo seus amigos para correr online um contra o outro. Mas nada disso passa um senso de “time” como outros jogos recentes conseguem passar — inclusive o próprio The Crew, da Ubisoft.
Mesmo que você não quera jogar online, o game te obriga a estar sempre conectado. A razão disso é pelo Autolog, o serviço online de Need for Speed para registrar recordes e incentivar os jogadores a desafiarem as melhores pontuações e tempos de seus amigos. Porém essa decisão acabou influenciando em todo o funcionamento do game.
O fato do jogo te obrigar a estar sempre online traz alguns problemas: podem ocorrer lags caso sua conexão fraqueje, e em caso de queda de conexão, você será simplesmente “kickado” do jogo, recebendo uma incômoda mensagem de erro.
E simplesmente não é possível jogar offline, mesmo que você queira apenas curtir o modo single player, terá que ficar conectado. Talvez isso não seja problema para os gringos, mas aqui no Brasil, com serviços de internet nem tão bons, isso pode atrapalhar sua jogatina.
O game ainda estrega desafios diários que rendem prêmios na moeda do game e peças para o jogador. Três novos desafios são adicionados por dia, e quanto mais completa eles, mais prêmios você ganha. Os desafios consistem em terminar determinadas corridas, fugir de perseguições policiais, realizar drifts entre outras coisas.
CONCLUSÃO
Need for Speed é um ótimo game de corrida que resgata um pouco do que a série tinha de melhor antigamente. O novo game serve como um “reboot” da série, e veio para revitalizar a série após os últimos games não terem sido muito bem recebidos.
O game realmente manda bem nas customizações e tunagens, e as corridas são bastante divertidas, principalmente pra quem gosta de drifts. Porém a questão da obrigatoriedade em se jogar online muitas vezes mais atrapalha do que ajuda, pois a menos que você queria jogar online contra outros jogadores, não há muitas vantagens práticas nessas conexão obrigatória, nem modos de jogo que justifiquem essa obrigatoriedade.
Mas no fim, Need for Speed é um game bastante divertido e com um bom desafio pra quem quiser acelerar a toda pelas ruas de Ventura Bay com Spike, Robyn, Amy e Manu.
https://www.youtube.com/watch?v=vLQGXHy5m6Y
Need for Speed foi lançado no dia 3 de Novembro para PS4 e Xbox One. A versão PC deve sair em 2016.