Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona

20 de junho de 2024
Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona

Shin Megami Tensei V: Vengeance é um jRPG de turnos que foi desenvolvido e publicado pela Atlus e faz parte da série Shin Megami Tensei. O jogo foi produzido e dirigido por Kazuyuki Yamai que também foi diretor de Shin Megami Tensei IV dentre outros da série e Shigeo Komori Persona 4 golden e Persona 5 Royal.

Seu gameplay é um híbrido de Shin Megami Tensei III: Nocturne e Shin Megami Tensei IV, contendo as mecânicas tradicionais da série como a negociação e fusão dos demônios e o sistema de batalha conhecido como Turn Press onde podemos perder a nossa vez na batalha se algum movimento for ineficaz. O re-lançamento da versão definitiva do jogo agora conta com novidades no gameplay e na história como um novo arco cânone da história principal.

História

Quando uma cena de assassinato brutal em Tóquio bloqueia o caminho do protagonista para casa, um desvio inesperado o deixa inconsciente. Ele acorda em uma Tóquio muito diferente da atual, devastada pelo apocalipse, agora chamada de Da’at… Mas antes que demônios tomem sua vida, surge um salvador, e ambos se unem para assumir a forma de um ser poderoso, nem humano, nem demônio: um Nahobino.

Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona

Com este novo poder, o protagonista se aventura pelo Da’at, um reino enigmático cheio de deidades míticas e demônios tiranos em constante conflito pela sobrevivência. Na busca por respostas, o protagonista deve forjar seu próprio caminho na batalha entre anjos e demônios para ditar o destino do mundo.

Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona

O jogo se divide em duas histórias distintas conhecidas como o Caminho da criação que é a história onde teremos que lutar contra anjos e demônios para decidir o destino do mundo e o caminho da vingança onde iremos combater novos e enigmáticos demônios e anjos além de descobrir o destino de novos personagens da história.

Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona
Aqui você decidirá qual dos caminhos irá seguir.

Fique atento as escolhas do jogo, pois elas são importantes porque isso definirá destinos diferentes no decorrer da história, e cada um guarda uma surpresa no final, então fique atento em suas escolhas.

O Mundo

Shin Megami Tensei V Vengeance se passa no território atual de Tóquio além das ruínas da mesma também conhecida como Da’at ou Submundo.

Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona

Quando estamos em Tóquio temos locais pré-definidos para a narrativa da história, nela temos acesso à escola, o dormitório e outros locais chaves.

Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona

Enquanto no submundo temos uma liberdade de exploração maior e é onde passamos a maior parte do jogo.

Jogabilidade

O jogo apresenta os elementos dos jogos anteriores da série Shin Megami Tensei, como a capacidade de fundir demônios, bem como novas mecânicas tais qual a barra de Magatsuhi, que é uma barra que vai sendo preenchida ao longo dos turnos do combate e permite que o jogador utilize habilidades para ganhar danos críticos garantidos.

Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona
Cada personagem ou demônio possui a sua habilidade magatsuhi.

A jogabilidade de Shin Megami Tensei V: Vengeance é ampla, trazendo várias novidades além da que havia na versão original de Nintendo Switch. Nela temos os combates por turno além da exploração do mapa para adquirir segredos escondidos e para melhorar temos o trilho Magatsu, ótimos para a locomoção nas fases.

Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona
O trilho magatsu funciona como um atalho para locais novos e pode te levar a algum ponto do mapa já visitado, funcionando como atalhos.

Combate e Negociação

Como foi dito, os combates de Shin megami são de turnos, mas aqui acertos são bastante relevantes, pois estendem o seu turno por mais tempo.

A negociação é uma das mecânicas usadas para recrutar novos demônios para o seu grupo, é preciso ter bastante “lábia” para fazê-los ir para o seu lado.

Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona
É preciso realmente ter a “lábia”.

Fusão Demoníaca

A fusão é uma das principais mecânicas da série Shin Megami onde podemos fundir dois ou mais demônios para a criação de um novo e mais forte, e olha, são muitos demônios para se descobrir.

Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona
Aqui é onde podemos aprender os milagres e é onde fazemos a fusão de demônios.

A lista de demônios é bem grande e a medida que avançamos no jogo a ela tende a crescer mais e mais. Também temos a lista de fusão especial que nos dá a possibilidade de criar demônios mais fortes que os normais.

Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona
Para fazer uma fusão é preciso ter os demônios certos e também ter o nível adequado.

Milagres e glória

Milagres são poderes que adquirimos quando derrotamos os abcessos, são os poderes passivos do protagonista e é considerado o diferencial do jogo, os abcessos locais são considerados “mini bosses” que ficam chamando hordas de inimigos para nos atrapalhar quando chegamos perto, é preciso enfrentar alguns já que ficam bloqueando o avanço da história. Para conseguir liberar tais poderes temos que adquirir pontos de glória, para isso teremos que explorar bem o mapa em busca delas.

Aqui é mostrado a primeira luta contra um abcesso e o ganho dos primeiros milagres do jogo.

Antro dos Demônios

O antro dos demônios é uma novidade da nova versão, é um local que temos para conversar e dar presentes para os demônios que estão no nosso grupo conversar com os convidados e de conversar com Aogami a entidade que se fundiu com o protagonista. 

Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona

De tempos em tempos o jogo avisará que eles querem conversar com você e lá podemos ganhar itens de presente deles, dar presente a eles e fortalecer o vinculo do grupo. Quanto mais tempo o demônio estiver no seu grupo mais ele irá crescer em pontuação de status e aprenderá novos ataques únicos.

Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona
É importante aumentar o vínculo com os demônios para que eles fiquem fortes e aprendam novos poderes.

Audiovisual

O jogo foi o primeiro da série a utilizar a Unreal Engine 4, que foi uma novidade para a Atlus na época, quando ele foi desenvolvido para o Nintendo Switch de acordo com diretor Kazuyuki Yamai a Unreal Engine possibilitou a criação mais detalhada e vê-lo em execução fez com que novas ideias e possibilidades fossem aparecendo e lançá-lo para Nintendo Switch na época foi decidida pela portabilidade do console e a possibilidade dos jogos com gráficos de alta definição.

Analise Arkade: Shin Megami Tensei V: Vengeance o irmão mais velho de Persona

Atualmente a versão definitiva do jogo está sofrendo com sérios problemas na plataforma da Nintendo, uma pena, pois a versão original do jogo foi lançada nela primeiro, a nova versão, pois está com problemas de lentidão, o que não ouve nas demais plataformas. 

Já trilha sonora foi produzida pela Atlus Sound team, nela temos variações de estilos, cada um para certa ocasião dentro do jogo. Por exemplo, temos músicas mais calmas nos momentos de história e mais pesadas em momentos de batalha. A pesar de serem mais simples que a trilha sonora de um Persona 5 Royal, por assim dizer, ela brilha nos momentos certos.

Conclusão

Shin Megami Tensei V: Vengeance é uma versão definitiva da versão lançada em 2021 para Nintendo Switch, ele traz novidades e uma remasterização do gráfico aproveitando melhor as plataformas que ele foi lançado adicionando novas configurações de gráfico. O jogo possui mecânicas que te desafiam na hora do combate, mas beneficia quem sabe se aproveitar bem delas. Há aqueles que dizem que Persona é melhor em vários aspectos, mas eu digo, os dois títulos apesar que assemelharem em algumas coisas (principalmente na parte de fusão de demônios) ele tem propostas distintas, tanto na história quanto no combate.


O jogo foi lançado para os consoles Series S/X, Xbox One, Playstation 4 (versão analisada), Playstation 5, Nintendo Switch e Steam, no dia 14 de junho de 2024. Possui dublagem em japonês e inglês e legendas em espanhol, francês, inglês, italiano, alemão e português brasileiro (felizmente).

Comente nas redes sociais