Documentário vai buscar os lendários cartuchos de Atari que estão enterrados no deserto!
Você provavelmente conhece a trágica história dos cartuchos de Atari do game E.T. The Extra-Terrestrial que foram enterradas no deserto, não é? Milhões de cartuchos tiveram este fim simplesmente porque o game era muito ruim, não vendeu, e a Atari não tinha mais onde colocar tantas fitas. Pois agora, estes tesouros (?!) da década de 80 serão desenterrados para um documentário!
Para quem não conhece a história toda, aí vai um breve resumo: em 1982, a Atari adquiriu os direitos de produção de um game para acompanhar o sucesso do filme E.T. O Extraterrestre, clássico de Steven Spielberg.
Porém – e possivelmente foi aí que iniciou-se a maldição das adaptações cinematográficas de games que perdura até hoje – o jogo mostrou-se um desastre completo, sendo extremamente mal feito (até para os limitados padrões da época), e é apontado por muitos como um dos causadores da quebra da indústria de games de 1983.
Apostando no sucesso alavancado pelo filme, a Atari encomendou uma tiragem inicial astronômica de cópias… e, dada a baixa qualidade do game, acabou ficando com mais de 3 milhões de cartuchos de E.T. The Extra-Terrestrial encalhados em seus estoques.
Para enterrar de vez esta história (sem trocadilhos), a empresa teve a bizarra ideia de enterrar estes cartuchos encalhados em um deserto na região de Alamogordo, no Novo México. Além do jogo do E.T., a empresa despachou para lá também algumas milhões de cópias de Pac-Man, sucesso dos arcades que foi porcamente convertido para o Atari e se tornou outro fracasso colossal.
Tudo isso pode parecer uma lenda urbana, mas até onde sabemos, esta história realmente aconteceu, e em breve a verdade vira à tona (sem trocadilhos): a produtora de documentários Fuel Industries conseguiu a aprovação do governo local para passar 6 meses explorando a região onde foram enterradas estas vergonhas da Atari!
O mais legal é que o projeto deve ser uma espécie de MythBusters: a ideia da Fuel Industries é produzir um documentário que desmistifique alguns dos maiores mitos da história dos videogames. Para provar que este caso é verídico, os cineastas vão botar a mão na massa areia e desenterrar algumas cópias do famigerado game do E.T. diante das câmeras!
O documentário ainda não tem data de lançamento, e ainda não sabemos que outros mitos serão mostrados no filme, mas desde já este é um projeto com muito potencial!
P.S. Quer conhecer outros fatos curiosos e bizarros do mundo dos games? Então confira nosso especial 10 mitos e fatos sobre o mundo dos videogames!
(Via: KRQE, Gamespot, Destructoid)