Ouya: conheça o console do futuro que promete revolucionar o mercado

11 de julho de 2012

Ouya: conheça o console do futuro que promete revolucionar o mercado

O Kickstarter anda recebendo uma enxurrada de projetos de games, mas há um deles que anda chamando a atenção: o Ouya, um protótipo de console que roda o sistema operacional Android e permitirá que qualquer um crie e compartilhe seu próprio game online!

A ideia é que o Ouya seja uma plataforma barata – devendo custar apenas 99 dólares – e que ofereça digitalmente diversos jogos gratuitos, como muitos dos que já podem ser encontrados hoje em dia no Google Play, a loja virtual do Google.

O diferencial é que esta belezinha poderá ser plugada em uma televisão, e contará com os bons e velhos controllers.

Mas, ao invés de ser apenas uma central de distribuição de jogos para smartphones, o Ouya almeja ser algo mais: quem adquirir o console receberá também um kit de desenvolvimento, para que possa criar seus próprios games para o sistema e disponibilizá-los na comunidade digital de usuários Ouya.

Além disso, por ser construído em cima do sistema operacional Android, o próprio sistema do console poderá ser “hackeado”, permitindo que cada jogador personalize seu console da maneira que achar melhor.

Falando em hardware, o console contará com uma configuração bem interessante: um processador Tegra 3, 1GB de RAM, 8GB de armazenamento em flash, conexão HDMI e resolução de 1080p.

Outro diferencial bacana está em seu controller. Além de direcional, alavancas digitais e botões, ele deve ter um touchpad frontal (bem menor que o do Wii U), que facilitará a conversão de jogos que utilizam a tela touchscreen em seu gameplay.

Isso para não mencionar o fato de que ele deve ficar com um visual bem estiloso, olha só:

Ouya: conheça o console do futuro que promete revolucionar o mercado

Confira abaixo um vídeo (em inglês) onde os desenvolvedores apresentam o Ouya:

http://youtu.be/N2wrrpT0wyo

É interessante ressaltar que há uma grande equipe por trás deste projeto: Yves Behar idealizou o projeto One Laptop Per Child, Muffi Ghadiali fez parte da equipe que criou o Kindle da Amazon, e Ed Fries foi um dos responsáveis pela criação do primeiro Xbox. Todoa essa equipe é chefiada por Julie Uhrman, que já trabalhou para o site IGN e para diversas produtoras e distribuidoras de games.

Julie, aliás, está em empolgada com o projeto: “nós sabemos que nos últimos anos, a indústria se voltou muito para os jogos de celular. Para os jogadores, o videogame ainda é muito caro, enquanto é difícil para os desenvolvedores menores levarem seus produtos para sua sala de estar, que é onde os jogadores querem jogar. É isso que nós queremos resolver: levar os jogos de volta para a televisão”, afirmou a executiva.

Obviamente, o projeto está sendo muito  aclamado pelas produtoras independentes. Produtoras como Thatgamecompany, Mojang e Madfinger acreditam que se o Ouya fizer mesmo tudo o que ele promete, será uma revolução, afinal, todo mundo gosta de jogos para celular, e vai gostar mais ainda se puder jogá-los na TV, com os amigos, em altas definição, e de graça.

Mas, além disso, Julie que trazer para o Ouya as grandes produtoras, para que elas tenham um canal de distribuição mais prático e menos burocrático. Claro que estes jogos maiores seriam cobrados, mais ou menos como no Steam: 30% vai para a loja, 70% para a produtora do jogo.

O Kickstarter do Ouya queria arranjar 950 mil dólares para começar a produção, e eles conseguiram isso em apenas dois dias!

Ou seja, existe muita gente interessada em transformar o Ouya em realidade o quanto antes.

(Via: The Verge)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais