Análise Arkade: a jornada incompleta de Albert & Otto The Adventure Begins

16 de janeiro de 2018

Análise Arkade: a jornada incompleta de Albert & Otto The Adventure Begins

Limbo já está completando 8 anos de vida, mas seu legado continua bem vivo. Jogos como Toby: The Secret Mine e A Walk in the Dark beberam da fonte dele antes, e agora chega aos consoles Albert & Otto: The Adventure Begins, início de uma simpática aventura de um garoto e um coelho cheio de habilidades especiais.

Em Albert & Otto, somos apresentados a Albert, um garotinho que foi separado da sua irmã, aparentemente “raptada” por uma escuridão misteriosa. Só o que ela deixa para trás é seu coelhinho de pelúcia, Otto, que acabará se mostrando um grande aliado nesta jornada.

Análise Arkade: a jornada incompleta de Albert & Otto The Adventure Begins

A página do game diz que ele se passa em uma “Alemanha pré-Guerra”, e, embora tenhamos um clima que corrobora com isso, com muitas engrenagens e arames farpados, no geral a atmosfera do game é bem mais tranquila do que a de Inside, por exemplo, não remetendo diretamente a temas tensos como nazismo e guerra.

Gameplay

Albert & Otto é imediatamente familiar para quem jogou Limbo, Inside, Little Nightmares e outros games do tipo: o gameplay inicialmente é bastante simples, você basicamente pula, arrasta e empurra coisas, resolvendo puzzles simples para desobstruir seu caminho. Assim que você encontra o coelho Otto, porém, as coisas ficam mais interessantes.

Análise Arkade: a jornada incompleta de Albert & Otto The Adventure Begins

Você pode deixar o coelho em cima de botões e mecanismos, e o peso dele poderá ativá-los à distância — lembrando que você precisará dar um jeito de voltar lá buscá-lo. O jogo apoia-se nestas mecânicas simples, que ganham certa complexidade ao serem inseridas em novos contextos.

Confira um pouco de gameplay abaixo:

Conforme avança na campanha, você vai ganhando algumas novas habilidades, que devem ser postas em prática rapidamente na resolução de puzzles e aberturas de passagens. Um dos destaques é a telecinese, que nos permite “carregar” certos objetos à distância, usando uns raiozinhos misteriosos.

Albert & Otto está longe de ser um jogo realmente difícil, mas a maneira com que reinventa seus puzzles para torná-los mais aditivos é interessante. Logo você estará ativando mecanismos e coletando caixotes e pedras enquanto surfa em caixotes e carrinhos de mina, trechos que demandam certa habilidade e rapidez de raciocínio.

Audiovisual

Albert & Otto é tipo Limbo ao contrário: lá tínhamos silhuetas escuras em um fundo claro, aqui temos silhuetas brancas contrastando com os backgrounds mais escuros. Não é nada super original, mas funciona bem dentro da proposta.

Análise Arkade: a jornada incompleta de Albert & Otto The Adventure Begins

O game não possui suporte ao nosso idioma, mas isso nem chega a ser um problema, visto que a história é praticamente toda  não-verbal, apoiando-se em cartões postais e imagens estáticas.

Por fim, um detalhe que vale a pena ser mencionado: este Albert & Otto que acaba de chegar aos consoles é meio que a “parte 1” de um jogo que nasceu nos smartphones e PCs… mas até agora não ganhou um “episódio 2” para dar continuidade à sua história.

Análise Arkade: a jornada incompleta de Albert & Otto The Adventure Begins

Isso é meio frustrante, pois o que temos aqui é apenas o início de uma jornada que deveria ser maior. Ou seja, fica a sensação de estarmos diante de um jogo incompleto que (para piorar) não tem previsão de ser concluído.

Conclusão

Albert & Otto é um jogo simples e direto, que entrega um mix competente de plataforma com puzzles. Nada muito complexo, mas com um bom senso de progressão e uso criativo de elementos do cenário, como caixotes, pedras e ovelhas (?!) para a resolução dos enigmas.

Análise Arkade: a jornada incompleta de Albert & Otto The Adventure Begins

O que quebra um pouco o clima é o fato de estarmos diante de um jogo não finalizado. Nas outras plataformas, Albert & Otto já está disponível há cerca de 2 anos, mas não recebeu sua continuação até agora, o que me deixa reticente quanto à sua situação nos consoles. Uma pena, pois o que temos aqui é um jogo simples, mas divertido.

Albert & Otto está chegando hoje ao Playstation 4 e ao Xbox One hoje. Antes disso, ele já estava disponível na Steam, e também para dispositivos iOS e Android

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais