Pre-Review Arkade: Far Cry 5 muda (para melhor) algumas convenções da série
Nosso review de Far Cry 5 ainda vai demorar uns dias para sair, mas enquanto isso, decidimos trazer uma matéria especial ilustrando algumas coisas que você vai gostar de saber sobre este novo capítulo da franquia!
Personalize seu personagem!
Eis aqui uma novidade interessante do game: seu personagem agora é totalmente customizável. Você escolhe se é homem ou mulher, e tem a sua disposição algumas opções de rostos e cortes de cabelo, bem como dezenas de opções de calças, camisas, luvas, chapéus e adereços, bem como trajes completos.
No início o leque de opções é meio limitado, mas novos conteúdos vão sendo liberados enquanto você joga, indo desde peças avulsas até trajes completos. Ah, e se você participa do Ubisoft Club, pode receber peças inspiradas em outros jogos da empresa, como Rainbow Six e For Honor.
A única coisa sem graça é que o protagonista agora é essencialmente um recruta genérico, praticamente mudo, que não se integra de corpo e alma à realidade da situação. Ok, ele é meio que um avatar para o jogador, mas perdeu-se a chance de conceder um mínimo de carisma ao protagonista.
Nada de caçar para fabricar bolsas!
Uma coisa que era meio chata nos últimos jogos da série era a forma com que você aumentava seu inventário: cace x bichos desse tipo para fabricar uma mochila maior, x bichos dessa outra espécie para ganhar um novo coldre, e por aí vai. Mochilas, carteiras, aljavas, tudo carecia de peles de bichos.
Em Far Cry 5, isso mudou: você começa com 2 espaços de armas, mas pode aumentar sua capacidade para até 4 armas. O primeiro upgrade você “compra” usando seus pontos de experiência, o segundo slot extra vem naturalmente após uma missão importante. Claro que você ainda pode caçar e esfolar animais, mas agora é só para trocar as peles pro grana, mesmo.
Nada de escalar torres par revelar o mapa!
Os jogos da Ubisoft tendem a se tornar meio formulaicos e repetitivos, e ela anda percebendo isso — ou está mais atenta ao feedback dos fãs. Assassin’s Creed Origins muda completamente diversos aspectos da franquia e, embora Far Cry 5 não traga uma quebra de paradigma tão drástica, ele também deixa claro que a série está mudando e evoluindo.
Já no começo do jogo, um sujeito nos pede para escalar uma torre para liberar um sinal de rádio mais potente. isso é imediatamente familiar para os fãs, mas não se desespere: em uma ótima sacada, o próprio cara que te pediu isso diz algo como “não se preocupe, eu não vou pedir para você escalar todas as torres da região”. Fale o que quiser da Ubi, mas ela sabe ser zoeira e rir de si mesma como poucas!
Claro que o mapa do jogo ainda começa meio oculto por uma “neblina”, mas você vai liberando novas áreas simplesmente explorando-as. E, convenhamos, um dos grandes prazeres da série é justamente explorar — a pé, voando, dirigindo, seja como for –, então esta é uma maneira muito mais divertida de ampliar nossos horizontes.
Sidequests & aliados
Far Cry 5 ainda é um jogo sobre um pequeno grupo de rebeldes lutando para se libertar das tiranias de um regime opressor. E, como sempre, você acaba sendo o manda-chuva dessa revolução. Porém, você pode recrutar aliados para te ajudar, com especialidades diferentes: pode ser um sniper, um especialista em combate corpo-a-corpo, e até mesmo alguns animais, como o já famoso dog Boomer!
Além disso, as sidequests estão muito mais interessantes e integradas ao contexto do jogo: ao conversa com um NPC, ele pode te dizer que ouviu falar de um lugar que tem um “tesouro”. A região automaticamente será marcada no seu mapa. Muitas dessas missões secundárias apresentam situações e personagens bem interessantes, o que enriquece o background da campanha em si.
Neste ponto, Far Cry 5 está muito mais orgânico, pois estamos sempre descobrindo e aprendendo coisas novas simplesmente jogando: olhe para uma placa na beira da estrada para descobrir um caminho, ou um tipo de animal que vive por ali. Leia documentos e ouça mensagens que automaticamente incorporam missões e sidemissions ao seu menu.
Falando em sidemissions, acho válido ressaltar que agora há uma tela de missões totalmente separada do mapa, então se você não quer ficar “procurando” os pontos de interesse pelo mapa, pode simplesmente marcar as missões por esta tela. O sistema de fast travel também está mais acessível, permitindo que você viaje muito mais rapidamente por lugares que já visitou.
Dinheiro & Experiência
Far Cry 5 não chama pontos de experiência de “pontos de experiência”, chama de “vantagens”, mas na prática é meio que a mesma coisa. O legal é que você pode ganhá-los de diversas formas: as sidequests do tipo “caça ao tesouro”, por exemplo, costumam te recompensar com 3 pontos de uma tacada só! Há desafios simples, tipo “mate x inimigos com tal arma” ou “permaneça x segundos no ar” que a gente acaba cumprindo naturalmente e também rendem pontos de experiência.
Estes pontos, por sua vez, podem ser trocados por coisas que são mais perks do que habilidades: você não vai precisar “comprar” coisas como o ataque por cima, aqui você troca estes pontos por coisas mais práticas, como mais espaço de inventário. Até o paraquedas e a famosa wingsuit agora são liberadas direto como vantagens!
Dinheiro não é tão simples assim de se conseguir, mas também não é tão difícil, nem tão necessário: a partir do momento que você equipa uma arma (derrubada por um inimigo, por exemplo), pode reequipá-la de qualquer loja sem gastar dinheiro. Faça grana vendendo tralhas — peles, carne, revistas e mapas — e use este dinheiro para comprar coletes balísticos, medkits e armas mais poderosas ou customizadas.
Ah e antes que você pergunte: sim, temos microtransações aqui, mas elas me parecem totalmente ignoráveis: quase tudo pode ser comprado com grana do game ou com barras de prata. Você pode comprar barras de prata com dinheiro real, se quiser, mas eu sinceramente acho isso bem desnecessário, pois, pelo que vi, praticamente qualquer coisa pode ser comprada e/ou arranjada de outras formas. Além disso, também há como encontrar barras de prata arrombando cofres espalhados pelo jogo.
Um lugar meio… comum
Para não dizer que tudo são flores, destaco aqui o lugar onde o jogo se passa, Hope County, que não é exatamente um lugar ruim, mas é simplesmente sem graça: depois do paradisíaco arquipélago de Rook islands de Far Cry 3 e da exuberante e misteriosa Kyrat de Far Cry 4, um jogo ambientado no Noroeste dos Estados Unidos é um tanto… meh.
Claro que o plot do jogo demanda isso — o totalitarismo religioso exagerado é um tabu das regiões dominadas por rednecks, que são meio que os “caipiras” dos EUA. Apesar disso, esta região montanhosa e predominantemente rural dos Estados Unidos não deixa de ser um cenário meio “comum” e anti-climático, se comparado aos jogos anteriores.
Por enquanto é só
Estamos com cerca de 10 horas de jogo em Far Cry 5, e mal vimos 1/3 da campanha, então só devemos ter um review completo publicado na semana que vem. Mas, achamos válido compartilhar estes insights com você, para ficar claro que Far Cry 5 não é só um “mais do mesmo”: ele mantém coisas legais e importantes da franquia, mas não tem medo de recriar do zero conceitos que eram pentelhos para tornar a experiência do jogador mais prazerosa.
Continue de olho no Arkade para não perder nosso review completo do game — e tudo mais o que rola de relevante no mundo dos games, claro. 😉