Análise Arkade: Lumines Remastered ainda é uma eletrizante mistura de puzzle com ritmo

5 de julho de 2018

Análise Arkade: Lumines Remastered ainda é uma eletrizante mistura de puzzle com ritmo

Quem gosta de jogos de ritmo provavelmente conhece Lumines. Porém, o fato dele ter sido originalmente lançado para o finado PSP — há quase 15 anos — talvez tenha impossibilitado que muita gente tenha tido a chance de jogá-lo. Felizmente, o game acaba de ser remasterizado, e agora está disponível para muitas outras plataformas!

Contextualizando

Lumines foi originalmente lançado para PSP lá em 2004. Obra do famoso Tetsuya Mizuguchi — responsável por Rez, Child of Eden e pelo vindouro Tetris Effect –, o game chamou a atenção por misturar ritmo e puzzle de formas criativas e variadas.

Puzzle game de ritmo?

Pois é, enquanto a maioria dos jogos de ritmo lida com timing e reflexos rápidos, Lumines ousou acrescentar elemento de puzzle à receita, e fez isso isso de forma muito competente. E, não para por aí, pois seus puzzles integram uma mecânica que remete a nada menos do que Tetris, um dos maiores clássicos do mundo dos games.

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Funciona assim: enquanto a música rola, blocos coloridos vão caindo do topo da tela. Nosso objetivo é formar quadrados/retângulos alinhando quatro ou mais blocos da mesma cor.

Enquanto a música rola, uma linha corre pela tela, marcando o tempo da batida. Seus pontos só são contabilizados (e os blocos relacionados somem) na próxima passada dessa linha, ou seja, se quiser fazer combos e maximizar seu score, você terá que aproveitar os milissegundos entre cada passada para fazer o máximo de combinações possível.

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Confira um pouco de meu gameplay do modo Challenge abaixo, para entender mais ou menos como funciona o game:

Um detalhe chatinho é o fato do jogo sempre seguir a mesma ordem de músicas (no Challenge Mode), o que acaba tornando a repetição um pouco chatinha. Felizmente, outros modos de jogo conseguem injetar mais versatilidade no game.

Muitos modos de jogo

Se o modo Challenge não é a sua praia, não se desespere, pois Lumines Remastered é bem criativo na hora de adaptar suas mecânicas para outros modos de jogo, todos bem divertidos e desafiadores.

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Para começar, temos o Time Attack, onde você tem pouquíssimo tempo para fazer o máximo de pontos possível. Simples, direto ao ponto e tremendamente divertido.

Confira abaixo uma partida do modo Time Attack:

Já o Mission Mode exige que você elimine um padrão pré-estabelecido de blocos com um número X de jogadas (acredite: é bem mais difícil do que parece). O Puzzle Mode, por sua vez, traz uma formação de blocos no background, e você precisa encaixar seus blocos de modo a replicar a mesma forma com as cores das peças (também bem difícil).

E se a ideia de fazer tudo isso sozinho não te apetece, saiba que o game conta também com modos de jogo multiplayer, onde seu objetivo (obviamente) é mandar melhor do que o player 2!

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Lumines Remastered multiplayer funciona melhor do que seria de se esperar.

Audiovisual e Trilha Sonora

Lumines Remastered faz um excelente trabalho para modernizar o visual de um game que nasceu na limitada telinha do PSP. O visual segue a simplicidade e a paleta de cores de antigamente, mas agora está muito mais vibrante, e a resolução 4K (joguei no PS4 Pro) torna tudo muito mais nítido e pulsante.

A trilha sonora é majoritariamente composta por músicas techno, mas este é o gênero musical que obviamente melhor combina com a pegada do game, então tudo bem.

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Perdeu-se a oportunidade de adicionar novas faixas, e o fato do jogo só destravar músicas conforme você as acessa jogando pode fazer com que você passe MUITO tempo ouvindo as mesmas músicas. Poderia haver um jeito mais amigável de conceder acesso a outras faixas, especialmente porque o desafio aqui é bem alto.

Uma novidade interessante que foi incorporada à esta nova versão do game é o Trance, que utiliza a vibração dos controles para acompanhar a batida das músicas. É um feedback extra que realmente te coloca na vibe do jogo, e se jogar de fones de ouvido, você vai se pegar involuntariamente mexendo a cabeça no ritmo da música.

Conclusão

Lumines Remastered dá uma nova chance para um dos jogos de ritmo mais interessantes já produzidos. Misturando música e puzzle de formas extremamente criativas, o que temos aqui é um joguinho absurdamente divertido e viciante, que funciona muito bem nas plataformas atuais.

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Se você curte jogos de ritmo, conhece o trabalho de Tetsuya Mizuguchi ou quer simplesmente conhecer um jogo que marcou época no PSP, dê uma chance para Lumines Remastered. Ele parece estranho em uma primeira olhada, mas depois que você se deixa levar pela batida, fica bem difícil parar de jogar.

Lumines Remastered foi (re)lançado em 26 de junho, e está disponível para Steam, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

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