Highguard é o mais novo fracasso dos live services: jogo será encerrado no dia 12 de março

O shooter gratuito Highguard, desenvolvido pela Wildlight Entertainment e anunciado como uma aposta ambiciosa no gênero PvP, vai fechar seus servidores em 12 de março de 2026, menos de 50 dias após seu lançamento oficial — mas ainda durou mais que Concord.
A decisão foi confirmada em um post no X oficial do jogo. Os desenvolvedores afirmam que, apesar do entusiasmo inicial, não conseguiram “construir uma base de jogadores sustentável para suportar o jogo a longo prazo”.
Highguard já chegou “queimando a largada” por conta da forma como foi anunciado: como o último trailer do The Game Awards 2025 — o que imediatamente gerou antipatia do público, que esperava um anúncio mais relevante para encerrar o evento.
Posteriormente, o jogo — que foi lançado em janeiro — até conseguiu atrair mais de 2 milhões de jogadores nos primeiros dias. Porém, o número de usuários ativos despencou rapidamente, tornando insustentável manter a dinâmica de jogo e as necessidades de receita recorrente do modelo.

Quando o flop começou a se concretizar, coisas começaram a acontecer: o estúdio Wildlight Entertainment, formado por ex-desenvolvedores de títulos como Apex Legends e Titanfall, viu sua equipe diminuir de cerca de 100 para menos de 20 pessoas após a retirada de financiamento do jogo.
Os remanescentes do estúdio até tentaram consertar as coisas, lançando novos modos de jogo — como as partidas 5v5 e o Raid Rush –, mas nada disso conseguiu recuperar o interesse da comunidade.
“Esperamos que vocês se juntem a nós mais uma vez para demonstrar seu apoio e assistir a essas últimas grandes partidas”, diz o comunicado do estúdio. Antes de ser desligado permanentemente, Highguard receberá um último patch com novos conteúdos, incluindo um novo personagem, como uma despedida aos últimos jogadores.