RetroArkade – O que aconteceu no final de cada lutador de Mortal Kombat 2
A história de Mortal Kombat, especialmente em seus primeiros games, não é algo que pode ser levado muito a sério. Os jogadores simplesmente não se importavam com isso, e os desenvolvedores brincavam demais com o enredo, inventando absurdos divertidos, como o “fim do mundo” que Raiden garantiria, caso vencesse o primeiro Mortal Kombat.
No segundo game da série, que foi um fenômeno cultural ainda maior do que o primeiro jogo, o famoso final “o que aconteceria se” segue para todos os personagens do game. O contexto, sempre interessante, também dava lugar a situações variadas, que, embora não sejam canônicas, dão uma boa ideia sobre o sucesso de determinados personagens no segundo — e ilegal — torneio mortal.
Por isso, vamos voltar nos dias do segundo Kombate Mortal, e relembrar o que aconteceria com cada lutador, caso vencessem o torneio. Lembrando também de três personagens que permaneceram obscuros durante o torneio, mas seriam melhor apresentados posteriormente: Jade, Smoke e Noob Saibot.
Liu Kang – o “kombate” é seu destino
O canônico vencedor do primeiro Mortal Kombat, Liu Kang vê seu templo shaolin em ruínas. E assim, se vê obrigado a ir até Outworld, e participar do novo torneio. No seu fim, é falado que ele “liberou uma fúria sem fim” até a derrota de Shao Khan.
Vencendo o vilão, Liu Kang volta ao isolamento seu templo, presta tributo a todos os seus irmãos que pereceram, e entende que tudo o que viveu até então era parte de seu destino.
Kung Lao – Séculos depois, a vingança
O descendente do grande Kung Lao, que morreu nas mãos de Goro há centenas de anos atrás, também se sensibilizou com a morte de muitos no templo shaolin. Ele percebe então, que seu destino é ir até Outworld, assim como Liu Kang.
Uma vez vencedor, ele finalmente vingaria a morte de seus irmãos shaolin, e de seu ancestral. Mas, em seu final o jogador é alertado que maiores desafios o aguardam.
Johnny Cage – O maior fenômeno do cinema
Cage reaparece após desaparecer misteriosamente do set de seu último filme. Mais experiente, ele usou tudo o que tinha em conhecimento de lutas, para acabar de vez com a ameaça de Outworld. Agora, um herói, Johnny Cage enfim ganhou o respeito que há tanto buscava.
Os eventos em Outworld ainda o ajudaram como inspiração para o seu filme. Mortal Kombat II (o filme de Cage) foi o maior lançamento da história do cinema. E o ator percebe que, tanto no cinema, quanto na “vida real”, Mortal Kombat III é inevitável.
Reptile – Pela salvação de sua raça
Escondido durante o primeiro torneio, Reptile é um protetor fiel de Shang Tsung. Mas ele descobre um plano de Tsung para obrigar os poucos membros de sua raça, que já está quase extinta, a se tornarem escravos de Shao Khan. Assim, o lutador réptil decide entrar no torneio.
Buscando vingança, Reptile vence Shao Khan e se volta com Shang Tsung, seu antigo mestre. Matando-o, ele salva a sua raça da ameaça iminente.
Sub-Zero – Desta vez, cumpriu a missão
Sub-Zero não retornou após o final do primeiro torneio. E, com os rumores de que Shang Tsung não havia morrido, o Lin Kuei não pensou duas vezes. Enviaram imediatamente outro assassino para completar a tarefa. Este era o irmão caçula do Sub-Zero original.
Ele vai até Outworld, cumpre a sua missão e ainda toma conhecimento da vingança de Scorpion contra o seu irmão. Mas ele retorna se questionando a razão de pouparem sua vida. Seria por causa de um terceiro torneio?
Shang Tsung – O plano era uma oportunidade de golpe, afinal
No fim, o plano B de Tsung, que envolvia o torneio em Outworld, era um meio do bruxo distrair Shao Khan e cumprir seu objetivo de roubar o seu trono. Shang Tsung, jovem e forte novamente, mata Kintaro e Shao Khan, e se torna rei de Outworld.
Assim, ele, no comando das tropas de Khan, enfraquece os portais dimensionais entre Outworld e Earthrealm. Com os portais fracos, ele manda uma horda de demônios para a terra, e condena o mundo para as “trevas eternas”. Assim como Raiden no primeiro MK, “Tenha um bom dia”.
Kitana – A princesa que quer restaurar o reino caído
Kitana viu muita coisa durante seus anos de assassina. Inclusive sobre seu passado. Ela descobre que Mileena não era sua irmã gêmea, mas sim um clone feito por Shang Tsung. E também descobre que era uma princesa, pois seus pais eram os legítimos reis de Outworld, mortos pelo golpe ao trono de Shao Khan.
Determinada a recuperar tudo o que perdeu, ela entra no torneio, derrota Khan, e retoma o castelo, e o trono. Assim, a rainha Kitana restaura Outworld e guia o reino para a prosperidade.
Jax – “Preciso resgatar Sonya”
Jax descobriu que Sonya foi feita prisioneira após os eventos do primeiro game. E a única chance de resgate é com a presença do agente no torneio de Shao Khan. Com sua determinação, ele não só resgata Sonya, como também coloca fim ao reinado de Shao Khan, ganhando o torneio.
Após o caos instalado por sua vitória, Jax e Sonya escapam pelo portal dimensional. Kano também conseguiu fugir, mas ambos os agentes sabem que seus caminhos irão se cruzar novamente no futuro.
Mileena – A oportunidade que rendeu o trono
Ela acreditava ser a irmã gêmea de Kitana, mas era na verdade um clone protesto criada por Shang Tsung. Ela descobre que Shao Khan suspeita sobre a presença de Kitana no torneio. Assim, ela aproveita a oportunidade para atacar Khan e todos os seus servos.
Uma vez vencedora do torneio, Mileena se une a seu companheiro secreto, Baraka, e dominam Outworld como rei e rainha.
Baraka – Saúdem o novo rei de Outworld
“Conhecido por suas ações imprevisíveis e raiva selvagem”, Baraka fica descontrolado, devido à fúria do torneio. Ele derrotou todos os guerreiros da terra, e depois foi pra cima de Shang Tsung, Kintaro e Shao Khan.
Derrotando Khan, o exército de sua raça surge de Wasteland, e se rebelam contra o que sobrou das forças do rei vencido. Assim, Outworld fica sob o domínio do novo rei, Baraka.
Scorpion – “Mas eu matei esse cara antes…”
Sabendo que Sub-Zero reapareceu, Scorpion entra no torneio de Shao Khan, para saber o que está acontecendo. Ele vê, de longe, este Sub-Zero poupar a vida de um lutador e percebe que este não era o mesmo guerreiro que ele próprio matou há anos atrás.
Assim, ele deixa o ninja viver e parte para o torneio de Outworld, derrotando todos os seus adversários. Vencendo Khan, Scorpion percebe um novo propósito para a sua existência. Assim, ele se torna guardião do novo Sub-Zero, como meio de se reconciliar, por ter assassinado seu irmão mais velho. E também para juntos, se prepararem para um terceiro torneio.
Raiden – Chegou a hora de colocar um fim na ameaça
Não, desta vez Raiden não vai destruir o mundo. Acontece que, sabendo que Tsung é um mentiroso e Shao Khan é uma grande ameaça, ele aceita o desafio do torneio extra em Outworld. Ele sabe do plano real, que consiste em desestabilizar os portais entre os reinos e, assim, invadir Earthrealm.
Mas Raiden também vê no torneio, a oportunidade ideal para acabar de vez com os planos malignos de Khan. Desta forma, o próprio Raiden vence o torneio, destruindo Khan e todos os seus aliados. E ainda destrói os portais dimensionais, garantindo o fim da ameaça da invasão em Earthrealm.
Mas o que realmente aconteceu?
Como todos sabemos, Mortal Kombat 2 foi um plano de Shao Khan, feito para tomar Earthrealm a qualquer custo. Ele, através da influência de Shang Tsung (que é rejuvenescido), cria o torneio para distrair os guerreiros da Terra, e principalmente, Raiden. Assim, a Terra ficou desprotegida, uma vez que seus guerreiros mais poderosos estavam em Outworld, e Raiden não poderia interferir mais, pois havia virado um deus Ancião.
Liu Kang eventualmente chegaria até a Torre Negra e derrotaria Shao Khan, mas o plano seguiria como o combinado. Khan abriu os portais e, com a ajuda do feiticeiro Quan Chi, ressuscitaram Sindel, a rainha de Outworld, que havia se suicidado anos atrás. Ela volta à possuída por um espírito maligno, se tornando em uma enorme ameaça.
Earthrealm já estava bem devastada através das forças de Khan, e os lutadores da Terra perceberam, enfim, que o terceiro Mortal Kombat aconteceria, sem regras, e em qualquer lugar. Nas ruas das cidades, ou nos locais mais obscuros de Outworld.
Foi assim que a Terra recebeu a ajuda de mais guerreiros, como o policial Stryker, ou o xamã Nightwolf. Enquanto Motaro e Sheeva comandavam as tropas invasoras. Iniciava-se mais um torneio mortal…