BGS 2019 – Logitech segue de olhos atentos para com os corredores virtuais
Quem ama automobilismo e conferiu a BGS 2018, viu a Logitech promovendo uma atividade muito interessante. Lá, tivemos torneios de Gran Turismo, e até a presença da G2 Esports Racing Team. O automobilismo virtual é um elemento de muito interesse da marca, que tem os seus volantes específicos, e conta com parcerias pontuais, como a McLaren, na Fórmula 1.
Em 2019, a Logitech, que segue com sua expansão de produtos, como a linha Blue de microfones, e a Astro, esteve na BGS 2019 trazendo mais sobre suas ideias, produtos e iniciativas. Assim, falamos com Jairo Rozenblitz, presidente da marca no Brasil, que nos trouxe várias informações sobre as operações e intenções da Logitech no país.
Começamos questionando Jairo sobre o aumento de popularidade do automobilismo em 2019, que pode reverter em maior interesse aos volantes da marca. Jairo explicou que, já em 2018, com direito ao piloto Igor Fraga ir até a McLaren através de um projeto apoiado pela empresa, o interesse pelo assunto já era grande. Neste ano, ele destacou a boa procura para testar o produto (a Logitech dava brindes para os mais rápidos de cada dia).
A Logitech, de acordo com Jairo, tem em seus volantes a proposta de passar o máximo possível de proximidade de correr com um carro real. E tal iniciativa não vem em hora melhor, pois, só na Fórmula 1, os fenômenos de Charles Leclerc, Max Verstappen, além de ótimas corridas na temporada, tem feito as audiências das mesmas aumentarem. Lembrando também que até as 24 Horas de Le Mans foi transmitida no Brasil neste ano, mostrando que o público tem aumentado seu interesse no tema.
Também perguntamos sobre a posição da Logitech sobre apoiar torneios e disputas no Brasil envolvendo o automobilismo virtual. A marca se mostra positiva quanto a este cenário, e quer estar próxima. Jairo fala que todos os torneios divulgam o esporte e os produtos, então, sim, a empresa está de olho em oportunidades, para, no momento certo, investir em um cenário competitivo, agregando ainda mais em um país que já ama o eSport.
Falamos da Astro. Uma das marcas compradas pela Logitech, surpreendeu a todos na BGS. Jairo disse que “produto bom gera propaganda pelo boca-a-boca”. Mas, além dele, Jairo trouxe o próximo alvo da empresa: o dos produtos sem fio. O executivo explica que este é o futuro da companhia, investindo em produtos que, mesmo com conexão wireless, ofereça zero latência. Ele citou exemplos de proplayers, como o Envy, da INTZ, que jogam torneios com produtos sem fio, e que servem de ótimos exemplos para “tirar o medo da comunidade”.
Há, ainda um certo preconceito com estes produtos. Jairo explicou que o gamer tem medo destes produtos por causa de problemas com latência, lags, ou mesmo em acabar a bateria no meio do jogo. A Logitech desenvolveu uma solução, o sensor Lightspeed, que oferece zero latência e zero atraso.
Para levar a mensagem do “gameplay sem fio com zero latência”, Jairo diz que a educação do consumidor precisa passar por bons exemplos. Assim, ele diz que a Logitech sempre levará aos gamers a chance de testar e conhecer o produto, além de usar o exemplo dos jogadores profissionais, que também podem, através de seus desempenhos, passar a mensagem, uma vez que o universo dos eSports são exigentes ao extremo.
Jairo terminou a conversa explicando que os engenheiros estão desenvolvendo e pensando já em dois, cinco anos. A mensagem principal, da marca, é a de focar em garantir em sua linha de produtos, diversas situações de gameplay. Seja para jogatina casual, ou para o jogo profissional.