Jogos eletrônicos têm aumento de audiência e lucro
Pesquisa mostra que o público americano está deixando de assistir transmissões de esportes tradicionais para acompanhar os “eSports”.
O universo dos jogos eletrônicos tem alcançado níveis consideravelmente altos, no conceito do público fã de esportes. Goste ou não dos eSports, o fato é que não só o interesse das pessoas pela modalidade aumentou exponencialmente, mas também o de figuras ligadas a times de futebol, basquete, etc. No Brasil, por exemplo, o Pacaembu terá um espaço dedicado aos eSports.
A equipe de basquete da NBA, Philadelphia 76ers, adquiriu as equipes Team Dignitas e Apex Gaming, se tornando o primeiro time americano a investir diretamente no mercado profissional de eSports. O movimento foi seguido pelo grupo que controla o Golden State Warriors, time californiano bicampeão da NBA. O interesse não fica só nas grandes equipes americanas, o Paris Saint-Germain, equipe de futebol que conta o brasileiro Neymar entre suas principais estrelas, passou a competir em campeonatos profissionais de League of Legends, sob a tag PSG Talon.
Além do dinheiro que pode ser arrecadado com uma equipe de eSports, ter o nome de um clube vinculado a eles pode ser uma excelente maneira de aumentar a visibilidade. O modelo de negócio é bastante atrativo para as grandes marcas, pois não demanda grandes recursos para o investimento inicial, sendo muito mais “aberto” para a recepção de capital externo, do que outros esportes mais tradicionais.
De acordo com um levantamento feito pela empresa Newzoo, parte desse interesse pode estar associado, também, à maneira como a categoria tem “roubado” a audiência dos esportes tradicionais. 22% dos entrevistados norte-americanos com idade entre 21 e 35 anos, afirmaram que assistem transmissões de esportes eletrônicos. Além disso, 76% deles afirmaram que a modalidade tem feito com que assistam menos esportes tradicionais e dos cerca dos 20 milhões de espectadores de eSports nos Estados Unidos, 6 milhões não assistem outros esportes.
Outra coisa relevante é que a maioria do público que acompanha, assiduamente, as transmissões de campeonatos profissionais de games, possui uma faixa etária considerada valiosa para as empresas de marketing, o que faz com que essa indústria seja considerada um negócio multibilionário que ainda está em desenvolvimento.
No Brasil, a audiência dos eSports cresceu 20% no ano passado, com 21,2 milhões de espectadores. O número abrange 9,2 milhões de entusiastas – que assistem a pelo menos uma partida por mês – e 12 milhões de espectadores ocasionais. O mercado brasileiro é a terceira maior audiência do mundo na modalidade, atrás de China e Estados Unidos. A receita anual é de cerca de R$ 1,5 bilhão.
Casas de apostas e casino no Brasil têm seguido, cada vez mais, essa tendência de mercado. As apostas em partidas de eSports se mostram em franca ascensão, mobilizando uma quantidade cada vez maior de apostadores, que realizam lances em seus palpites em relação aos resultados de uma partida. Campeonatos de jogos como Counter-Strike: Global Offensive; League of Legends e Dota já são extremamente populares no gosto dos apostadores.
O potencial do mercado de games é gigantesco. investidas que provavelmente não vão parar tão cedo e por isso histórias como as dos 76ers, dos Warriors e do PSG ainda deverão continuar aparecendo.