A Guerra entre Fifa e PES

25 de julho de 2021
A Guerra entre Fifa e PES

Em uma guerra que já dura cerca de duas décadas, a Konami e a EA Sports irão mais uma vez para a batalha este mês.

EA Sports é a criadora da franquia de futebol da FIFA, que vende milhões de dólares, disponível em todos os principais consoles de jogos. Seus concorrentes, Konami, vêm do Japão e têm criado a série Pro Evolution Soccer (PES) desde o final dos anos 90, fazendo muito sucesso na Espanha e demais países.

A rivalidade é tanta que os fanáticos até costumam trazer os nomes dos jogos para a realidade, fazendo analogias entre o que está sendo visto ao vivo e o que acontece nos jogos.

Características de FIFA x PES

O Fifa sempre entregou os melhores gráficos para os usuários, além de times licenciados, jogadores e competições para a maior parte da existência de ambos os jogos lançados anualmente. Então, em termos de estádios, jogadores e kits oficiais da equipe, o FIFA foi o jogo ideal para o seu tipo de perfil de jogador de games.

Em contrapartida tem o PES (Pro Evolution Soccer), criado no Japão e que está entre os melhores jogos de futebol desde o final dos anos 90. Ele é indicado para aqueles torcedores e jogadores raízes, que gostam realmente de sentir o futebol e sua essência. O PES chega bem próximo dessa raiz do futebol, diferentemente do FIFA, que é algo mais moderno e atual.

Quem joga o PES sabe que a aparência da bola é muito real, fazendo com que o jogo não perca a essência. Além disso, os fãs do PES tiveram que se contentar com nomes como Merseyside Red e Man Red. Os jogadores Thierry Henry e Roberto Carlos tiveram seus nomes alterados, sendo chamados de Henry e Larcos, respectivamente.

Qual o melhor jogo?

Essa é a pergunta que todos os jogadores e também aqueles que desejam jogar se perguntam. A resposta é um pouco complicada, pois os dois jogos são bons e entregam muito bem o que os jogadores procuram.

Mas para tentar te ajudar a descobrir qual o melhor jogo, vamos analisar um pouco as características já apresentadas.

O FIFA apresenta gráficos incríveis e muitos times licenciados, o que pode ser uma ótima escolha para quem busca jogos diferenciados, reais e com várias equipes disponíveis.

Em contrapartida, o PES também apresenta um gráfico bom e consegue aproximar bastante da realidade. Muitos jogadores raízes gostam do PES porque ele representa os clássicos do futebol, além de ter gráficos incríveis para visualizar a bola.

Em resumo, todos os dois jogos são incríveis, porém, podem atender diferentes perfis. Qualquer decisão entre os dois modelos apresentados será uma boa escolha, tendo a garantia de momentos divertidos.

Vale também ficar atento à guerra de licenças que as duas marcas possuem, sendo indispensável para definir como serão os jogos. O FIFA 21 ainda ganha nesse quesito licenças.

Consoles disponíveis

Por fim, é preciso também avaliar os controles disponibilizados pelas duas marcas e também quais são os locais em que eles podem ser utilizados.

Como em todas as versões anteriores, o FIFA continua ganhando no quesito flexibilidade de consoles, apresentando maiores variações de controles. Além disso, ele também pode ser comprado para PS4, Xbox One e PC e Nintendo Switch.

Enquanto isso, o PES só estará disponível para PS4, Xbox One e PC, porém, a equipe técnica divulgou que está trabalhando em melhorias e inovações para que ele fique mais flexível e disponível para outras plataformas.

Diante de toda a explicação, será que você consegue decidir qual é o vencedor dessa guerra? A resposta é um pouco difícil, obviamente, o ideal então é testar na prática e verificar qual se encaixa melhor no seu perfil.

Comente nas redes sociais