O GPD XP é um Xbox Portátil, emulador de ponta e um console modular

25 de novembro de 2021
O GPD XP é um Xbox Portátil, emulador de ponta e um console modular

A GPD, que já há alguns anos tem apresentado soluções em videogames portáteis, apresentou uma novidade. O grupo, que lançou dispositivos portáteis focado em games baseados em Windows e Android, agora anunciou o GPD XP, que tem princípios semelhantes aos do Nintendo Switch e do Steam Deck.

O sistema operacional é o Android 11, que permite acesso ao que há de mais atual em games e apps, o que inclui o Xbox Cloud Gaming. Há outros serviços de cloud gaming pelo mundo, mas no Brasil, apenas Xbox e Nvidia mantém esforços neste sentido, com o Xbox garantindo gameplay portátil de suas franquias, como Forza e Gears.

O GPD XP é um Xbox Portátil, emulador de ponta e um console modular

Inclusive, entendendo esta nova era dos games, o GPD XP apresenta suporte a simCard 4G, para ficar independente de uma rede Wi-Fi. Não é o ideal para nós brasileiros, mas a iniciativa se mostra interessante.

Possui tela de 6.81 polegadas, um pouco mais larga do que deveria, mas que garante jogatina de games Android com muita qualidade. A tela deixa o aparelho pouca coisa menor do que um Nintendo Switch. É equipado com um octa-core da MediaTek Helio G95, tem 6GB de RAM LPDDR4x e 128 GB de armazenamento, com suporte a microSD de até 2TB. Também acompanha uma bateria de 7000 mAh, que garante, de acordo com o fabricante, 12 horas de jogatina.

O GPD XP é um Xbox Portátil, emulador de ponta e um console modular
É possível emular os comandos da tela no controle do dispositivo

Um elemento que chama atenção no GPD XP é o seu formato modular, semelhante ao Switch, mas com uma diferença importante. Do lado direito, é possível instalar até três tipos diferentes de controle. Há um padrão, com controles no formato Xbox, facilmente reconhecido pela maioria esmagadora dos jogos em Android, e também do Xbox Cloud.

Também acompanha o produto um módulo FPS, que coloca do lado direito quatro botões de ação, que podem ser mapeados pelo dispositivo e permite, assim, jogar games como PUBG Mobile e Free Fire sem problemas com os anti-cheats do jogo. O aparelho conta com mapeamento próprio de controle, levando para o seu controle os comandos da tela, que podem ser programados pelo usuário. Este módulo também se torna útil para MOBA, como o Wild Rift, uma vez que os botões da direita podem reproduzir os comandos do game.

O GPD XP é um Xbox Portátil, emulador de ponta e um console modular

E, por fim, um “módulo” que serve mais como uma tampa para a conexão do dispositivo, que é vendido como o “módulo para MOBA”. Mas, apesar dos nomes, os jogadores poderão dividir os módulos da maneira que bem entender, para jogar melhor seus jogos preferidos. O controle no padrão Xbox, de acordo com o fabricante, é compatível com emuladores dos mais variados tipos, incluindo consoles mais recentes como o Playstation 2, GameCube e Wii.

O GPD XP custa, em sites como o Bangood e o AliExpress, em torno de US$ 340, cerca de R$ 1.800.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais