Análise Arkade: Agent Intercept é ação e espionagem em alta velocidade

30 de março de 2022
Análise Arkade: Agent Intercept é ação e espionagem em alta velocidade

Prepare-se para pilotar um carro invocado e cumprir missões arriscadas em alta velocidade no divertido Agent intercept!

Cadê os jogos de ação com carros?

Você já reparou como o cinema é cheio de cenas de perseguição alucinantes em alta velocidade, mas no mundo dos games, jogos focados nisso são raros?

Carros, em jogos de videogame, costumam ser usados apenas para corridas ou mobilidade (em games de mundo aberto estilo GTA). Mesmo jogos que trazem boas persegiuições sobre rodas — como Uncharted, por exemplo — não são sobre isso.

Análise Arkade: Agent Intercept é ação e espionagem em alta velocidade

Em contrapartida, nos cinemas, há filmes focados nisso sendo lançados o tempo todo. A franquia Velozes & Furiosos talvezseja o maior exemplo, mas há também o clássico Velocidade Máxima e o estiloso Em Ritmo de Fuga. Além disso, diversos filmes — de Matrix à Missão Impossível, até o mais recente Batman — entregam perseguições memoráveis sobre rodas.

Um jogo com carros não precisa, necessariamente, ser de corrida. Pode ser de ação, com perseguições, explosões, tiroteios. O conceito de “piloto de fuga” já foi bem explorado há alguns anos pela série Driver, mas, como bem sabemos, a franquia meio que foi engavetada.

Análise Arkade: Agent Intercept é ação e espionagem em alta velocidade

Agent Intercept chega para preencher esta lacuna. No melhor estilo Super Máquina, aqui assumimos o controle de um agente que pilota um veículo espião altamente tecnológico — o Interceptor — que é cheio de gadgets e possui a incrível capacidade de se transformar em outros tipos de veículos.

Isso quer dizer que, se a estrada acaba em um rio, o carro vai se tornar uma lancha. Na neve, as rodas serão substituídas por esquis. O carro vai até mesmo criar asas e sair voando quando for necessário. O importante é que a missão seja cumprida!

Análise Arkade: Agent Intercept é ação e espionagem em alta velocidade
A transformação ocorre em pleno ar!

Agent Intercept é tipo um filme de ação e espionagem , mas aqui o espião nunca sai do carro. Assim, toda a ação do jogo envolve fugas, perseguições e sequências de ação explosivas — sempre em alta velocidade. A trama do game traz o bom e velho vilão megalomaníaco (no caso, vilã) que quer dominar o mundo. E nossa missão, claro, é frustrar seus planos.

Ação e velocidade

Agent Intercept é um jogo bem direto ao ponto — e que literalmente te joga no meio da ação sem cerimônias. Nosso trabalho consiste basicamente em “pisar fundo” no acelerador, coletando gadgets pelo caminho e destruindo máquinas e veículos bélicos enquanto evitamos lasers, minas e projéteis.

Análise Arkade: Agent Intercept é ação e espionagem em alta velocidade
Eu não estava exagerando

As transformações do veículo são automáticas e fazem parte da ação altamente roteirizada que o game oferece. Quando caímos na água, o carro vira lancha automaticamente. Simples assim, de um jeito que deixaria o Inspetor Bugiganga com inveja!

As fases são breves, mas muito intensas e explosivas. O jogo é exagerado — no bom sentido — e nos coloca para destruir silos nucleares em vulcões, desativar armas de destruição em massa dentro de uma pirâmide e até mesmo incapacitar um foguete quando ele já está praticamente fora da órbita!

Análise Arkade: Agent Intercept é ação e espionagem em alta velocidade
O carro tsmbém pode virar um avião

E, embora a maioria das missões preze pela velocidade, há até uma “fase stealth” sobre rodas que traz outra pegada à experiência — e comprova que dá, sim, para ser criativo em um jogo de carros. Nem tudo precisa ser sobre chegar em primeiro, caros desenvolvedores!

Bom, mas ao invés de ficar descrevendo a ação de Agent Intercept, vou deixar um vídeo de gameplay aqui para você entender como o jogo se comporta na prática. O vídeo foi capturado da versão PS5 do game:

Agent Intercept é sobre isso: ação ininterrupta, alta velocidade, tiroteios, explosões e transformações. E ele entrega tudo isso de forma muito cinematográfica, o que enriquece ainda mais a experiência!

Conforme avançamos, vamos ganhando acesso a equipamentos e gadgets diferentes, que vão nos ajudar a sobreviver. Na reta final da campaha, por exemplo, surgem veículos inimigos que possuem campos de força. Felizmente, também ganhamos acesso a uma arma de pulso eletromagnético, que permite desativar a proteção deles.

Progressão e Objetivos

Agent Intercept é aquele tipo de jogo que, com um pouco de afinco, pode ser terminado em uma tarde. É uma experiência relativamente curta, mas bastante intensa, que mantém um ritmo alucinante por toda a sua duração.

Análise Arkade: Agent Intercept é ação e espionagem em alta velocidade

Além da campanha principal — que divide-se em 3 capítulos, com 5 fases cada — há ainda um punhado de Missões Secundárias, que devem ser acessadas por um menu separado. Sinceramente, não sei porque elas acabaram ficando “de fora” da campanha, uma vez que alguns dos melhores momentos do jogo estão ali. Aliás, #ficadica: acho que alternar entre a campanha e as Sidemissions é a melhor maneira de aproveitar o game.

O que torna as Missões Secundárias um pouco mais desafiadoras é que você precisa cumprir certos objetivos para poder acessar as próximas. Coisas tipo “derrape por x mil metros” ou “destrua x inimigos de tal maneira”. As missões da campanha também possuem tais desafios, mas lá eles são realmente opcionais. São sempre 5 objetivos (quatro, se considerarmos que o primeiro é sempre “conclua a missão”), e nas Missões Secundárias, devemos cumprir pelo menos 3 deles para liberar a próxima fase.

Análise Arkade: Agent Intercept é ação e espionagem em alta velocidade
Derrapar ajuda a manter o combo multiplicador rodando!

Cumprir estes objetivos agrega uma camada extra de desafio ao game, e, em contrapartida, libera chips codificados, com informações sobre a Garra, que é a organização vilanesca do game. Não sei exatamente o que é liberado quando reunimos todos os chips, mas vi que há até a possibilidade de conseguirmos modificações no veículo.

Análise Arkade: Agent Intercept é ação e espionagem em alta velocidade

Além disso, há também desafios de leaderboards, para quem quiser revisitar as fases e participar de uma tabela global com os melhores agentes. É o tipo de coisa que serve basicamente para “esticar” a duração do jogo, mas né, é opcional. E, vai por mim: Agent Intercept é tão legal que você vai querer rejogar suas fases favoritas!

Audiovisual

Agent Intercept nem tenta ser um jogo realista: ele quer é ser estiloso. E isso ele faz muito bem. Seu visual estilizado é muito bonito, com destaque, claro, para o veículo que controlamos, que é praticamente um Transformer, e posssui um visual esportivo/agressivo muito bonito.

Análise Arkade: Agent Intercept é ação e espionagem em alta velocidade

As máquinas de guerra que enfrentamos merecem destaque: os chefes do game são veículos enormes que parecem saídos diretamente de um desenho animado dos anos 80, como um helicóptero gigante ou uma aeronave em forma de escorpião (?!).

O jogo também impacta por utilizar uma câmera extremamente cinematográfica, que, em geral, mostra a ação de um ângulo meio diagonal que é muito legal. A câmera ainda realiza movimentos e efeitos de zoom out que potencializam os momentos mais mirabolantes da jogatina.

Os cenários são relativamente variados, ainda que fiquem restritos à temática de cada capítulo — neve, ou deserto, por exemplo. Mas, tudo passa tão rápido ao seu redor que você não vai realmente botar reparo nisso. Agent Intercept é um jogo lindo em movimento, e ele sabe disso, pois mantém seu motor em alta rotação o tempo todo.

Análise Arkade: Agent Intercept é ação e espionagem em alta velocidade
Pedal to the metal

Vale destacar que o game chega com menus e legendas 100% em português brasileiro e boas opções de acessibilidade que podem ser úteis para quem precisar de “uma mãozinha”. A história do game é apresentada basicamente em ilustrações estáticas, mas há dublagens (em inglês) que injetam algum carisma aos personagens.

Conclusão

Agent Intercept é aquele tipo de jogo que, até pouco tempo atrás, eu nem sabia que existia, mas me cativou imediatamente. Como eu disse lá no início, este não é um jogo de corrida: é um jogo de ação e espionagem com veículos — um nicho que é tremendamente mal explorado nos videogames.

Análise Arkade: Agent Intercept é ação e espionagem em alta velocidade

A premissa, que por si só já é boa, ganha forma em um jogo que é pura adrenalina, e impressiona por quão arrojado é. O gameplay pode até ser simples, mas o jogo esbanja estilo e velocidade, e faz isso de uma forma cinematográfica que agrega muito valor ao pacote.

É um jogo curto, mas de ritmo intenso, que entrega mais ou menos o que os bons filmes de ação trazem: algumas boas horas de entretenimento empolgante e explosivo. Desde já uma das boas surpresas independentes de 2022 que — espero — ganhe uma sequência maior e mais mirabolante no futuro!

Agent Intercept está sendo lançado hoje, com versões para PC, PS4, PS5, Xbox, Series X|S e Nintendo Switch. Curiosamente, este era um jogo originalmente mobile, disponível desde o final de 2021 para dispositivos iOS — e faz parte do pacote Apple Arcade.

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais