Meta Quest 2 não terá mais vínculo obrigatório com o Facebook para ser usado

8 de julho de 2022
Meta Quest 2 não terá mais vínculo obrigatório com o Facebook para ser usado

Uma das maiores críticas ao Meta Quest 2 desde que ele foi lançado era a obrigatoriedade do usuário possuir uma conta no Facebook para poder logar e usar os serviços do aparelho. Muitos criticavam justamente a política de “venda casada” da estratégia, visto que o Facebook é uma mídia social que está em tendência de desuso já há alguns anos. Felizmente, essa política está para mudar, segundo a Meta.

Em um comunicado publicado em seu site oficial hoje, a marca Oculus informou que a partir de agosto desse ano será iniciada uma nova estrutura de contas da Meta, que oferecerá maior flexibilidade para os usuários da realidade virtual. Oficializando que o usuário não precisará mais efetuar login em uma conta do Facebook para utilizar dipositivos do guarda-chuva Meta VR.

Meta Quest 2 não terá mais vínculo obrigatório com o Facebook para ser usado

A iniciativa vem junto com a incluão do chamado Perfil Meta Horizon, que substituirá o perfil Oculus, já pensando nos próximos passos da interção de mídias sociais que a Meta está pensando para a realidade virtual. A começar por algumas nomenclaturas como “Amigos” que passarão a ser chamados de “Seguidores”, semelhante ao que é visto no Instagram.

Além disso, tanto a conta do Facebook quanto a do Instagram poderão ser vinculadas ao perfil Meta Horizon em caráter opcional. Segundo a postagem, essa vinculação trará o desbloqueio de “experiências conectadas em realidade virtual”.

As contas Meta

Com a novidade, eles apresentaram também as novas contas Meta, que será justamente o novo modo de fazer login nos Quest 2 sem a necessidade da pessoa possuir um Facebook para isso. A conta Meta permitirá que o usuário faça login em diversos dispositivos de realidade virtual, visualize e gerencie aplicativos adquiridos em todos os dispositivos através de uma única conta, a qual eles deixaram claro que não é um perfil social.

A parte social assim ficará a cargo do já citado Perfil Meta Horizon, o qual será a representação da presença social do usuário em realidade virtual. Com este perfil você poderá escolher como aparecerá para outros usuários, personalizando seu nome de usuário, avatar e outras informações.

Meta Quest 2 não terá mais vínculo obrigatório com o Facebook para ser usado

Foi deixado muito claro pelo post no Oculus.com que se você não quiser usar suas contas do Facebook ou Instagram na realidade virtual, você não será mais obrigado a isso. Assim, caso seja opção da pessoa estabelecer um perfil social na realidade virtual, com ou sem a interação com o Facebook e Instagram, ela poderá utilizar o Perfiil Meta Horizon para desbloquear experiências conectadas nas tecnologias Meta, como encontrar seus seguidores do Instagram para jogar em realidade virtual ou conversar com amigos do Facebook pelo Messenger.

Como fica para antigos usuários?

Por fim, a postagem ainda informa que, caso você já tenha fundido sua conta Oculus com sua conta do Facebook, você precisará criar uma conta Meta e um perfil Meta Horizon acompanhante a partir de agosto de 2022. Se você estiver fazendo login em seu VR dispositivo com sua conta Oculus, você pode continuar a fazê-lo até 1 de janeiro de 2023, quando você precisará criar uma conta Meta e um perfil Meta Horizon para continuar usando seu dispositivo Meta VR.

Meta Quest 2 não terá mais vínculo obrigatório com o Facebook para ser usado

Inclusive, eles informam também que as informações salvas em sua conta Meta incluem seu nome, endereço de e-mail, número de telefone, informações de pagamento e data de nascimento para que seja possível verificar a idade do usuário, uma vez que é permitido o usuário possuir 13 anos ou mais para criar uma conta Meta ( com usuários entre 13 e 17 anos terão seus perfis Meta Horizon definidos como privados por padrão). Mas essas informações da sua conta Meta não são públicas e você pode criar várias contas Meta.

Fonte: Oculus.com

Gilson Peres

Gilson Peres é Psicólogo, Mestre em Comunicação e aqui no Arkade fala principalmente sobre Realidade Virtual, jogos de PC e novas tecnologias desde 2019.

Mais Matérias de Gilson

Comente nas redes sociais