Petição contra preços abusivos de games pede apoio do Mercado Livre
Já faz algum tempo que a comunidade de colecionadores de games tem reclamado muito dos preços considerados abusivos por parte de vendedores de marketplaces como o Mercado Livre. Quem faz parte deste universo, com certeza viu os preços de jogos e consoles antigos aumentando de preço consideravelmente, nos últimos tempos.
Tanto que canais de colecionadores no YouTube, como o Canal maddrugamers, Retro Quest, UColecionador e VideoGame LifeStyle, entre muitos outros, frequentemente publicam vídeos nos quais apresentam games a preços extremamente caros. A grande reclamação, nestes vídeos, é a de que alguns vendedores de marketplace aumentam os preços propositalmente, forçando “para cima” a base de preços para produtos desta natureza.
Para resolver esta questão, um grupo de pessoas iniciou uma campanha de assinaturas no Change.org. Nela, é solicitado que o Mercado Livre ofereça em sua API um recurso, para que possa ser possível consultar preços de produtos já vendidos em sua plataforma. Tal recurso já é oferecido por plataformas que oferecem o mesmo serviço, como o eBay.
A ideia com este recurso é permitir que vendedores possam contar com auxílio da plataforma para calcular o preço médio das vendas praticadas do produto que será disponibilizado. De acordo com Thiago Bittencourt, que assina a petição, isso permitiria que pessoas que contam com algum item do gênero em casa, mas não costumam vender online, pudessem ter um auxílio na precificação, ajudando assim a diminuir a tendência de alta, que pode ser impulsionada por alguns vendedores mais experientes.
Confira a nota na íntegra disponível no site:
Requeremos que o Mercado Livre forneça em sua API de desenvolvimento um recurso para que seja possível consultar os valores dos produtos vendidos em sua plataforma. Prática já realizada por outras plataformas, como o eBay.
Com o intuito de ajudar o anunciante a vender mais rapidamente o seu produto, queremos criar uma ferramenta que irá calcular o preço médio das vendas praticadas para auxiliar o vendedor na precificação ao criar o seu anúncio, evitando assim que seja estipulado um valor fora de mercado o que dificultaria a realização da venda.
Tendo em vista que hoje o Mercado Livre já possibilita em sua plataforma o acesso a anúncios finalizados de qualquer vendedor, precisamos que essa mesma informação também esteja disponível na API de desenvolvimento.
Para que isso ocorra, basta adicionarem um novo parâmetro no recurso de Busca de Itens da API (https://developers.mercadolivre.com.br/pt_br/itens-e-buscas#Obter-itens-de-uma-consulta-de-busca) que será responsável por retornar apenas anúncios finalizados da busca fornecida.
Com esta funcionalidade disponível, as ferramentas criadas beneficiarão a todos: O Mercado Livre, os vendedores e os compradores.
Até o momento desta publicação, cerca de cinco mil assinaturas já foram registradas no site.