Google Stadia será descontinuado em janeiro de 2023
A Google anunciou oficialmente que o Google Stadia, sua plataforma de video games via streaming, será descontinuada no início de 2023, deixando de funcionar a partir do dia 18 de janeiro.
O Google Stadia foi lançado em novembro de 2019 em um modelo que rapidamente afastou os consumidores, com sistemas de assinatura diferentes que bloqueavam recursos de streaming, além do alto preço de compra de seus games.
Isso, aliado há outros problemas como poucas produtoras third party produzindo games para a plataforma e, principalmente o fechamento da Stadia Games & Entertainment, estúdio inteiro para produção de games exclusivos para a plataforma, que nunca chegou a lançar um game sequer. O fechamento do estúdio, que segundo a Google era uma estratégia para mudar o foco da produção interna para oferecer ferramentas de desenvolvimento para estúdios third party, resultou no cancelamento de todos os seus projetos em aberto e na demissão de um grande número de funcionários.
A razão para o encerramento do serviço do Stadia é, como esperado, pelo fracasso com o público. Como a própria companhia escreveu na postagem em seu blog anunciando o encerramento do serviço (tradução livre):
“Há alguns anos, nós lançamos um serviço de jogos ao consumidor, Stadia. E apesar da abordagem do Stadia em streaming de games para consumidores ter sido construída em uma fundação tecnológica forte, ela não ganhou a tração que esperávamos com os usuários, com isso nós tomamos a difícil decisão de começar a ir freando nosso serviço de streaming do Stadia”.
A Google irá reembolsar todos aqueles que compraram o Stadia e que compraram qualquer jogo ou add-on em sua loja. A previsão é de que a maioria dos reembolsos já tenha sido realizada até metade do mês de janeiro.
Outro fator determinante para o fracasso do Stadia foi o XCloud, que oferece uma enorme biblioteca de games acessíveis via Cloud com apenas uma única assinatura a um preço acessível, diferente do modelo de vendas do Stadia, que era bem caro.
E, com isso, é o fim do Stadia, que não era inesperado, mas que agora é oficial e já tem data para acontecer.
(Via: Gamespot)